Francisco Ornellas

    Francisco José Arouche Ornellas, o Chico Ornellas, nasceu em São Paulo (SP) no dia 14 de fevereiro de 1947.
     
    Começou a carreira como repórter de Cidades no Diário de Mogi (SP). Em 1970 iniciou sua trajetória no grupo Estado, tendo sido correspondente, repórter, redator, editor e chefe de Reportagem do jornal, retornando para implantar o Curso Estado de Jornalismo, carinhosamente conhecido como Curso Focas, após hiato de dois anos, período em que atuou como gerente de Comunicação Social na Salles Interamericana de Publicidade. Deixou o grupo em março de 2012.
     
    Também foi professor da Cásper Líbero, dirigiu os cursos de Jornalismo da Universidade Braz Cubas (UBC/SP) e das Faculdades Integradas Rio Branco (SP). É membro avaliador do Conselho Latinoamericano de Acreditação da Educação em Jornalismo (Claep), órgão instituído pela Sociedade Interamericana de Imprensa que fornece credenciamento internacional a escolas da América Latina.
     
    Continua como diretor editorial do Diário de Mogi, na Grande São Paulo, publicação de onde nunca se afastou desde 1965, quando primeiro chegou ao jornal. “E não abandonei o projeto, talvez um sonho, de ver constituída a Universidade do Jornalismo, nos moldes de uma instituição”, assinala, ao lembrar de um projeto pelo qual certamente batalhará em conjunto com as novas atividades que deverá desenvolver.
     
     
    Atualizado em setembro/2012 – Portal dos Jornalistas.
    Fonte: Informações fornecidas pelo jornalista