Fernando Zamith

    Fernando Zamith nasceu em Taubaté (SP) e mora em São Paulo desde 1971. É jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), em 1976.
     
    Ainda no primeiro ano de curso, começou a trabalhar na redação do jornal O Estado de S. Paulo (SP), como revisor. No ano seguinte, atuou como repórter do Diário de São Paulo (SP) e do Diário da Noite (SP). Em seguida, foi repórter da sucursal paulistana do Jornal do Brasil (RJ), onde passou por várias editorias, entre elas Política, Economia e Cultura, até se tornar chefe de redação.
     
    Em 1989, foi convidado para ser editor executivo do jornal Diário do Grande ABC (SP). Foi, dois anos depois, para a rádio Jovem Pan (SP) como chefe de Reportagem, passando em seguida a apresentador, entrevistador e âncora. No portal JPOnline, apresentou o telejornal diário Hora da Notícia, com transmissão ao vivo. Editou, ainda, o blog Cinema, hospedado no portal, a partir de junho de 2008. Deixou a emissora em novembro de 2014.
     
    Em 25 de janeiro de 2014 estreou a coluna semanal Próxima Estação, a leitura do metrô, no site Por Dentro da Mídia, exatamente no dia do aniversário de 460 anos da cidade de São Paulo.
     
    Paralelamente, é assessor de imprensa do Núcleo Institucional da Superintendência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
     
    Foi um dos organizadores do livro Análise e Crítica da Prática Médica (Elsevier, 2011).
     
    Tem certeza de que o jornalista mais lembrado do cinema é Charles Tatum (vivido por Kirk Douglas), o repórter de A Montanha dos Sete Abutres (Ace in the hole – de Billy Wilder, Paramount, 1951). Ou seja, a exceção do trabalho jornalístico e não a regra.
     
     
    Atualizado em outubro de 2016
     
    Fontes: