Fernando Eichenberg

    Fernando Eichenberg nasceu em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, em 1962.

    Começou a carreira em Porto Alegre. Entre 1997 e 2010, viveu em Paris, colaborando para diversos veículos brasileiros. Foi correspondente do GLOBO em Washington de abril de 2010 a março de 2012, quando retornou a Paris, após o jornal ter anunciado a sua volta à capital parisiense e a chegada da Flávia Barbosa como correspondente em Washington D.C./EUA.

    Ao participar de um bate-papo online, em janeiro de 2000, com os internautas da UOL, Fernando falou do trabalho de correspondente internacional: “Escrevo matérias para as revistas República e BRAVO! e também para outros veículos. Já fiz tanto a cobertura da guerra do Kosovo como do Torneio de Tênis em Roland Garros. Os lugares que mais me impressionaram foram a Bósnia e Kosovo. … mas nem tudo é romântico em Paris”.

    O primeiro livro foi lançado em 2001 pela Editora Artes e Ofícios, com o título Viagem. Ao lado do também jornalista David Coimbra, Fernando Eichenberg conta histórias de viagens por 13 países bastante diferentes entre si: Alemanha, Itália, Bolívia, Bósnia, Burkina-Fasso, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Índia, Macedônia, Paraguai, Ucrânia. As viagens, de trabalho ou turísticas, feitas por diletantismo ou apenas pelo prazer da aventura, são narradas com olhar jornalístico e faro de repórter e apresentam ao leitor realidades que facilmente escapariam a turistas comuns. Alguns trechos dos capítulos foram publicados antes em forma de crônica ou de matéria jornalística, principalmente no diário Zero Hora, de Porto Alegre. Outros (a maioria) são inéditos. Cada capítulo trata de um país.

    Entre Aspas é seu segundo livro lançado em 2006 pela Editora Globo. O livro – Entre Aspas – Diálogos Contemporâneos, reúne encontros realizados na Europa com personagens diversos e em diferentes períodos e situações, ao longo de dez anos como jornalista baseado em Paris. A maioria deles gerou entrevistas publicadas na imprensa escrita (Folha de S.Paulo, Zero Hora, Bravo!, Cult, República etc); outros, foram exibidos na televisão (GNT/Globosat, TVE Brasil).

    Luis Fernando Veríssimo ao assinar as orelhas do Entre Aspas, escreveu: ''Em nenhum momento ele interfere numa entrevista como um juiz espalhafatoso querendo atrair a atenção do público para si. Mas é difícil imaginar alguém sem o seu conhecimento, o seu grau de informação e o seu instinto jornalístico fazendo entrevistas deste nível. A discrição é a menor das suas virtudes”.

    Em janeiro 2015 Fernando trouxe uma nova opinião sobre a ‘Marcha Republicana’ de protesto contra os atentados a Charlie Hebdo, manifestada por um dos sobreviventes da equipe do jornal, para a reportagem Sobreviventes de “Charlie” contra manifestações.

     

     

     

    Atualizado em junho/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fonte:

    http://tc.batepapo.uol.com.br/convidados/arquivo/midia/fernando-eichenberg-jornalista.jhtm

    https://fernandoeichenberg.wordpress.com/sobre-fe/

    https://twitter.com/parisdinho

    https://fernandoeichenberg.wordpress.com/livros/

    http://www.agenciariff.com.br/site/AutorCliente/Autor/51  

    http://agenciariff.com.br/site/NoticiaEntrevista/ShowEntrevista/50

    http://oglobo.globo.com/blogs/lafora/posts/2015/01/10/sobreviventes-de-charlie-contra-manifestacoes-558478.asp