Fernando David

    Fernando David nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 25 de março de 1986, e formou-se em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

    Ainda na faculdade fez estágio na assessoria de imprensa da Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro. Antes havia trabalhado, aos 17 anos, dando aulas de reforça de Geografia.

    Em redação, sua primeira experiência foi no jornalismo esportivo, no Lance!, onde ficou por um ano e meio.  Depois, foi aprovado no programa de estágio da TV Globo em 2007 e começou a trabalhar na emissora em 2008.

    Por dois anos foi produtor nos telejornais locais do Rio de Janeiro, como o RJ TV. Na produção do RJTV 1ª edição, Editoria Rio, participou de uma grande cobertura: a maior epidemia de dengue dos últimos tempos e fez matérias difíceis como a tragédia das chuvas no Morro do Bumba, em Niterói, e na Região Serrana; o massacre em uma escola pública de Realengo, e a ocupação do Complexo do Alemão, dentre outras.

    Passou pelo Bom Dia Brasil e Jornal Nacional, e depois migrou para o programa Profissão Repórter, na mesma emissora. “Me deparei com uma equipe criativa e um ambiente de trabalho estimulante, em um programa com uma proposta inovadora e uma linguagem vanguardista – conduzida por uma lenda do telejornalismo brasileiro” disse ao Notícias da Globo. A lenda a que se refere é o jornalista Caco Barcellos.

    Em abril de 2013 estreou como apresentador do programa Ação substituindo Mariane Salerno durante a licença maternidade da repórter. Ele falou da trajetória no jornalismo. (Assista ao vídeo).

    Em 2014 retornou ao Profissão Repórter depois de ter permanecido uma temporada ‘emprestado’ ao programa Ação.

    O repórter Fernando David, faz parte da equipe que venceu o 6º Prêmio Sebrae de Jornalismo, em agosto de 2014, na categoria Telejornalismo, com a reportagem Adel – Empreendedorismo no Sertão do Ceará, veiculada pela TV Globo, no programa Cidadania/Ação. Na equipe vitoriosa estão as imagens de Luciano Matiolli, e os jornalistas Cassia Kuriama, Virgínia Queiroz, Renata Flaiban Puccinelli e Alexandre De Grammont Redondo, na edição.

    Atualizado em agosto/2014 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://g1.globo.com/platb/programaprofissaoreporter/tag/fernando-david/

    http://redeglobo.globo.com/acao/noticia/2013/04/conheca-o-novo-apresentador-do-programa-acao-fernando-david.html

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticias-conteudo.aspx?id=2810