Fernanda Santos

    Fernanda Santos énascida em Salvador/BA, e morou na cidade até os 11 anos, vivendo depois por muitotempo no Rio de Janeiro, onde se formou em Comunicação Social pela PUC do Riode Janeiro, em 1995.

    Mudou-se para osEstados Unidos logo depois, onde foi mestre em jornalismo impresso pela BostonUniversity, em 1998.

    Iniciou a carreiracomo repórter da revista de comunicação empresarial da Odebrecht, ainda noBrasil. Já nos Estados Unidos, trabalhou nos jornais impressos Daily News(Nova York), The Eagle-Tribune (Massachusetts) e The Union-News e SundayRepublican (também em Massachusetts).

    Desde 2005 é repórterdo New York Times (NYT), onde no início fez parte da equipe Metropolitana,cobrindo os estados de Nova York, Connecticut e Nova Jersey. Neste período, realizou matériassobre o sistema de educação pública de Nova York, com 1 milhão de alunos e1.700 escolas. Também redigiu textos sobre bem-estar social, imigração,política, crime e o dia-a-dia em comunidades rurais no estado de Nova York.

    Também em 2005,Fernanda Santos foi uma das oito jornalistas baseadas nos Estados Unidosescolhidas para participar do International Reporting Project, um programa quefinancia projetos de reportagem no exterior. Ela escolheu ir para a Colômbia,onde explorou as razões por trás da queda de 50% na taxa de crimes violentos emBogotá ao longo de dez anos.

    Quase oito anosdepois, em maio de 2012, tornou-se chefe de redação do jornal em Phoenix, eresponde pela cobertura dos estados do Arizona e Novo México.

    Além das reportagensconvencionais, Fernanda escreveu matérias curiosas, entre as quais, uma sobre gêmeossiameses unidos pela cabeça, que chegou a mobilizar leitores e levantar 30 mildólares para que a família pudesse pagar a cirurgia de separação. Outra, deapelo mais duvidoso, contou a história de uma cabra que vagava ao deus-dará emplena Nova York.

     

     

    Atualizado emsetembro/2012 – Portal dos Jornalistas.

    http://gjol.blogspot.com.br/2011/11/fernanda-santos-do-new-york-times-na.html

    http://revistapiaui.estadao.com.br/edicao-21/esquina/meu-nome-nao-e-ferneeenda

    http://redacao126.wordpress.com/2011/11/23/fernanda-santos-jornalista-do-the-new-york-times-faz-palestra-na-faculdade-de-comunicacao-da-ufba/

    http://portalimprensa.uol.com.br/noticias/brasil/50627/fernanda+santos+unica+brasileira+no+nyt+assume+chefia+de+redacao+em+phoenix