Fernanda Mena

Fernanda Mello Mena nasceu em São Paulo, SP, em 18 de março. É formada em Comunicação Social – Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica, PUC/SP, em 2000. Concluiu mestrado em Sociologia-Direitos Humanos pela London School of Economics and Political Sciences (LSE), como bolsista do Foreing and Commonwealth Office (FCO) do Reino Unido, entre 2008 e 2009. Em 2015 é doutoranda em Relações Internacionais na USP/SP.

Começou a trabalhar já no primeiro ano da faculdade (1996) em uma pequena editora de revistas de música, chamada Editora Jazz. “Procurei emprego tão logo porque achei o curso de jornalismo fraco”, explica a pressa.

Em 1999, foi para o Universo Online. De lá para a América Online. E logo de volta ao UOL, onde atuou como editora de celebridades.

No final de 2000, passou a repórter do caderno Folhateen, da Folha de S.Paulo, onde ganhou o prêmio Folha e o prêmio Ayrton Senna pela reportagem Isso Aqui é Uma Guerra, sobre os adolescentes que trabalhavam para o tráfico de drogas nas favelas cariocas. Entre 2003 e 2005 foi repórter de Cotidiano Folha.

No final de 2005, se tornou produtora especial do dominical Fantástico, da TV Globo, e entre 2007 e 2008 trabalhou como editora do programa, no Rio de Janeiro. Em 2008, passou a integrar a equipe de repórteres da revista Piauí, posto que abandonou para fazer mestrado em Londres, no Reino Unido.

Ficou na capital britânica até final de 2009, quando retornou ao Brasil e à Folha.

Em 2010, assumiu o cargo de editora do caderno Folhateen. Editou o caderno Ilustrada entre abril de 2011 e junho de 2013, quando se tornou repórter especial do jornal.

 

Atualizado em março/2015 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

Informações conferidas pela jornalista

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *