Fabíola Ortiz

    Fabíola Ortiz dos Santos nasceu na cidade do Rio de Janeiro no dia 23 de julho de 1986. Se formou jornalista pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2008. Está cursando história na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

    Começou a carreira em 2007 como estagiária na Empresa Brasil de Comunicação – EBC, onde atuou na Rádio Nacional AM e na Agência Brasil.

    Foi assistente de produção do curso de extensão Jornalismo de Políticas Públicas Sociais, oferecido pela Escola de Comunicação da UFRJ.

    Voluntária no Centro de Informação das Nações Unidas em 2008, fez a cobertura de reconhecimento do Ministério da Defesa ao Haiti.

    É colaboradora e repórter das revistas Língua Portuguesa e Educação, ambas da editora Segmento e do site de notícias ambientais, O Eco.

    Realizou um trabalho para a produtora Nina Robinson, correspondente da BBC World Service News em Londres.

    Desde 2008 é correspondente da Agência Internacional de Notícias de Portugal – Lusa e da Inter Press Service e colabora  com o Opera Mundi, site brasileiro de notícias internacionais.

    Para mídia brasileira produz conteúdos para o Portal UOL notícias, cobrindo as editorias de cotidiano, política, economia, turismo, ciência, cultura e entretenimento. Também colabora com o jornal Folha de S.Paulo e Veja.com.

    Fabíola ainda é sócia da agência Mosaico Comunicação Integrada.

    Dentre diversas coberturas em grandes eventos, se destacam a Rio+20; XIV Congresso de Água, em Pernambuco; Fórum Social Mundial da Amazônia, em Belém; III Fórum Internacional de Meio Ambiente; todos relacionados a sustentabilidade e meio ambiente.

    Em 2012 foi finalista do prêmio Jornalistas&Cia/HSBCde Imprensa e Sustentabilidade.



    Atualizada em outubro/2012 – Portal dos Jornalistas

    Fonte: Informações fornecidas pela jornalista.