Fábio William

    Fábio William é jornalista e psicólogo. Nasceu em 1965 em São Paulo (SP) e mudou-se para Uberaba (MG) no início da década de 1980. Formou-se em jornalismo na Universidade de Uberaba (Uniube/MG), em 1987. É psicólogo pela Universidade Católica de Brasília e especializando em Psicologia Clínica pelo IGTB – Instituto de Gestalt-Terapia de Brasília.
     
    Iniciou a carreira na rádio Sete Colinas (MG), quando ainda estava no segundo semestre da faculdade. Um ano depois, começou a trabalhar na TV Uberaba (MG), onde ficou por três anos. A primeira aparição na emissora ocorreu numa apresentação ao vivo, improvisada após a ausência da apresentadora titular.  Ele falou desse começo ao Memória Globo, “por incrível que pareça”.
     
    Começou a trabalhar com Política ainda na TV Uberaba, onde fazia a cobertura da Prefeitura e da Câmara Municipal. Mais tarde, foi para Brasília (DF), onde trabalhou entre 1989 e 1996 nas TVs Bandeirantes, Apoio e Record.
     
    Desde 1996 está na TV Globo, onde foi repórter de Política e desde dezembro de 2011 é apresentador e editor-chefe do DFTV 1ª edição.
     
    Em 2013 passou a fazer parte do rodízio de apresentadores do JH aos sábados. Durante 20 anos trabalhou em emissoras de rádio como locutor de programas musicais.
     
    Entre outros eventos, cobriu importantes fatos nacionais, como o impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello, a transição para o governo Itamar Franco (1930-2011), os dois mandatos de Fernando Henrique Cardoso e de Luiz Inácio Lula da Silva, escândalos nacionais como a violação do Painel Eletrônico do Senado e as denúncias do mensalão, além de CPIs históricas como a do PC Farias e a dos Anões do Orçamento.
     
    Foi o primeiro profissional a participar de uma missão operacional em um caça da Força Aérea Brasileira (FAB). Das entrevistas que fez, a mais importante, em sua opinião, foi com o alagoano Paulo César Farias (1945-1996), o PC, economista e tesoureiro da campanha do governo Collor.
     
    Entre prêmios e condecorações: Prêmio Engenho de Comunicação como Melhor Âncora de TV em 2012, Medalha Santos Dumont da FAB em 2009, Menção Honrosa de Direitos Humanos da OAB/RS em 2008, Prêmio CNT de Jornalismo em 2007, Cidadão Honorário de Brasília pela Câmara Legislativa em 1999.
     
    Na cobertura nacional da Globo por ocasião das manifestações em abril de 2016 fez entradas ao vivo da Esplanada dos Ministérios em Brasília, onde estavam manifestantes pró e contra impeachment para acompanhar a votação na Câmara para decidir ‘se’ o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff segue para o Senado. Mostrou o movimento – de acordo com a Secretaria de Segurança Pública – 53 mil pessoas a favor do afastamento a petista e 26 mil contra – e que os participantes estavam separados por um muro, que tinha 80 metros de largura e um quilômetro de extensão.

    Em maio de 2016 segue como apresentador e editor-chefe do DFTV, jornal local de Brasília. Desde 2013, o jornalista também faz parte da escala de apresentadores do Jornal Hoje.

     
     
    Atualizado em maio/2016 – Portal dos Jornalistas
    Fonte:
    Informações iniciais fornecidas pelo jornalista