Fabio Sales

    Fabio Sales é bacharel em Desenho Industrial pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ESDI-UERJ / 1996). Em 2013, iniciou mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica, PUC-SP.

    Entre 1995 e1997 foi programador visual da NV Consultoria, empresa de desenvolvimento de sistemas digitais para a área financeira. Após dois anos decidiu-se pelo jornalismo e, em setembro de 1997, foi contratado como designer no jornal O Dia, no Rio de Janeiro. Ficou até novembro de 1999, quando migrou para O Globo. Em 2000 retornou à redação de O Dia, como subeditor de arte.

    Depois decidiu buscar novos horizontes. Assim, foi convidado para ser diretor de arte no Correio Braziliense, com sede em Brasília. Em 2001, o Correio tornou-se o jornal latino-americano mais premiado na Society for News Design (SND-New York). Ficou em Brasília até abril de 2003, período em que também trabalhou como consultor de sistemas editoriais para jornais e revistas pela Unisys Brasil.

    Trabalhou junto com o estúdio de design espanhol Cases i Associats no redesenho do suplemento esportivo Ataque, do jornal O Dia, e na reformulação visual do mais antigo jornal de Portugal, Diário de Notícias (DN), em Lisboa. No DN foi diretor de arte, entre 2003 e 2005. Neste último ano, DN foi considerado pela SND-Espanha o jornal mais bem desenhado da península ibérica.

    Ainda nesta fase de produção internacional colaborou com a elaboração do novo projeto do peruano Gestión, jornal econômico do grupo de comunicação El Commercio, e ajudou a treinar o departamento de arte do jornal La Republica, também no Peru.

    Desde 2005 Fabio Sales é diretor de arte em O Estado de S.Paulo. Em 2010 e 2014 ajudo

    Paralelamente, tem desenvolvido sua carreira de forma independente com seu estúdio de design TDZ.

    Em junho de 2012 o Grupo Estado, promoveu reformulações internas nas áreas digitais da empresa. Fabio passou a acumular a coordenação da editoria de arte e infografia dos produtos digitais, tendo em vista a integração de diversas equipes, antes dispersas por diferentes produtos.

    Em abril de 2015, Fabio completou 10 anos no Estadão e segue liderando o departamento de arte do jornal, desenvolvendo projetos para celulares, tablets e web. Desde então o jornal vem sendo reconhecido com prêmios de excelência gráfica no Malofiej e SND (Society for News Design – SND).

    Foi um dos palestrantes da Jornada de Jornalismo 2015, da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, nos dias 29 e 30 de abril. O encontro abordou o processo de produção jornalística com o surgimento da internet.

    Na nova configuração no estafe da Redação do Estadão implementada em junho de 2016, quando a equipe passou a ter cinco editores executivos reportando-se diretamente ao diretor de Jornalismo João Caminoto, Fabio Sales segue na função de editor executivo que já desempenhava.

     

     

    Atualizado em junho/2016 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    Jornalistas&Cia – Edição 1.053

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticias-conteudo.aspx?id=658    

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticias-conteudo.aspx?id=995

    https://br.linkedin.com/pub/fabio-sales/23/589/74a