Fábio Ibiapina

    Fábio Neiva Ibiapina nasceu em Brasília em 16 de agosto de 1980. Em 1999, ingressou como editor de imagem na TVE, começando assim a atuar na área de jornalismo. Depois de seis meses trabalhando na TVE, foi contratado pela Globo em julho de 1999, ainda com 18 anos de idade. Só então começou seus estudos no curso de Jornalismo no IESB, Instituto de Educação Superior de Brasília/DF.

    Começou, então, a trabalhar como editor no Bom Dia DF, telejornal local exibido de manhã. Ainda em 2000, passou a editar o Crônica da Cidade, no DFTV. A primeira crônica, exibida justamente no aniversário da cidade, foi sobre a saga dos pioneiros que vieram construir Brasília.

    No final de 2001, participou da criação do programa Fatos e Versões, ancorado pelos comentaristas políticos, Franklin Martins e Cristiana, sobre os bastidores da política, mostrando de forma leve e bem-humorada a semana em Brasília. O programa teve estreou em 2003

    Criou o projeto do Núcleo 51 de reportagens especiais, ao lado de Jorge Sacramento, coordenador da Globo News, que na primeira matéria produzida conquistou dois prêmios. A matéria tratou da questão dos biocombustíveis no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa – O núcleo passou também a produzir as séries de reportagens especiais nos jornais locais.

    Com o repórter Marcelo Canellas editou a série Fome, de 2001, produzida com a equipe de Jornalismo de Brasília, e que foi uma das séries mais premiadas do telejornalismo brasileiro.

    Entre outros prêmios, a equipe da Globo recebeu o Ayrton Senna de Jornalismo, o Barbosa Lima Sobrinho, o Imprensa Embratel, o Vladimir Herzog de Direitos Humanos, na categoria de documentário, e a medalha ao mérito da ONU (Organização das Nações Unidas).

    Participou da produção da séries de reportagens Eleições 2002, pela Globo de Brasília, que demandaram a realização de dez reportagens sobre desigualdade de regiões, em duas semanas.

    Em 2007, recebeu o Prêmio Especial de Meio Ambiente, pela série de reportagens Agroenergia, feita com os repórteres Carlos de Lannoy, Fábio William, Julio Mosquéra, Luiz Fernando Silva Pinto e Sônia Bridi, e exibida no Jornal Nacional.

    Ao lado de Marcelo Canellas, realizou reportagens para o Fantástico e para o Globo News Especial, como O Povo das Águas, ganhadora de uma menção honrosa no Prêmio Ethos de Jornalismo.

    Outra reportagem da dupla, A Tropa do Zé Merenda, sobre um servidor público que levava a merenda escolar no lombo de um burro, também conquistou alguns prêmios, entre o Grande Prêmio CNT de Jornalismo de 2009.

    Conquistou o 1º Lugar do XXVI Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo/ 2009, categoria televisão, com a série de reportagem para o especial Projeto Amazônia, veiculada pela TV Globo/Jornal Nacional  de 21 à 25 de setembro do mesmo ano, em equipe com Marcelo Pasqualoto Canellas, Lúcio Matildes Alves, Wellington Dourado e André Gatto.

    Posteriormente, editou a série E Eu com Isso?, exibida no Fantástico, com o jornalista Júlio Mosquera, com quem já havia feito uma série para o Jornal da Globo sobre as fronteiras do Brasil. Em 2011, integrou, como editor, o núcleo do Fantástico em Brasília, ao lado de Vianey Bentes, coordenador, Diego Moraes, produtor, e Marcelo Canellas, repórter.

    Faz parte da equipe dos vencedores na categoria Televisão em Mídia Nacional, do Prêmio Jornalistas&Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade, com Série sobre Manguezais Brasileiros, da qual participaram os jornalistas Vladimir Netto, Helio Gonçalves, Edvaldo Simão, Rafael Benoque, Ava Nóbrega, Edson Barreto e Rogério Sanches da TV Globo/DF/Jornal Nacional.

    Fábio é filho de José Wilson Ferreira Ibiapina e Edilma Neiva Ibiapina, ambos jornalistas.

     

     

    Atualizado em novembro/2013 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    [Depoimento concedido ao Memória Globo por Fábio Ibiapina em 06/04/2011