Ernesto Zanon

    Ernesto Zanon Junior nasceu em São Paulo (SP) em 23 de abril de 1967. Começou a atuar como repórter no jornal Diário, em Marília, logo depois de formado na Universidade Estadual de Londrina, no Paraná, em julho de 1991.

    No jornal teve o primeiro contato com a reportagem de rua. Produzia de 5 a 8 matérias por dia ainda em máquinas de escrever. Presenciou no jornal, de onde saiu dois anos depois já como editor assistente, todo processo de informatização de uma redação.

    Dali para frente seguiu a trajetória no jornalismo passando por vários veículos e vivendo realidades diferenciadas. Trabalhou para o jornal Cruzeiro do Sul, em Sorocaba (SP), como repórter. Foi editor-assistente do Shopping News na capital paulista.

    Na Tribuna de Guarulhos, na cidade com o mesmo nome, foi diretor editorial a partir de 1996. No mesmo município trabalhou na editoria da Folha Metropolitana em 1999.  

    Atuou com jornalismo corporativo para a Ex Libris como gerente de contas e também em agência para a Composição Imprensa, em Guarulhos, onde trabalhou por três anos até retornar ao contato direto com a notícia no jornal Guarulhos Hoje, além de produzir, durante mais de cinco anos o Jornal do Farol e Jornal Farol Autos.

    Migrou em 2012 para mídias digitais no GuarulhosWeb como diretor, no portal que fundou ainda em 1999, como uma atividade paralela. Atualmente, acumula a direção do portal guarulhense com a editoria do Mogi News, de Mogi das Cruzes (SP).

    Entre as coberturas marcantes em equipes que comandou, Zanon destaca o trabalho realizado pela reportagem da Tribuna de Guarulhos no início de março de 1996, quando os integrantes do grupo Mamonas Assassinas, natural de Guarulhos, morreram em um trágico acidente aéreo. “Era meu primeiro plantão de domingo no comando daquela equipe. Quando cheguei à Redação, nosso repórter fotográfico Edu Pinto já havia voltado da Serra da Cantareira com imagens impressionantes e uma grande cobertura. Fizemos a edição inteira de 16 páginas totalmente dedicada ao acidente, com repercussão, história, depoimentos de fãs, familiares. Era algo diferenciado na cidade, que só contava com o nosso jornal circulando numa segunda-feira”.

    Ernesto Zanon também se especializou na cobertura da área de carros. Em 1994, como repórter do caderno de Automóveis do Shopping News, estreou na área durante o lançamento da Audi no Brasil. Desde então, em mais de 20 anos de experiência na área, cuidou das publicações de carros em todos os veículos por onde passou, avaliando automóveis cedidos pelos fabricantes, além de participar de mais de uma centena de lançamentos em todo o Brasil e em alguns países do mundo. Tanto no GuarulhosWeb como no Mogi News, onde atua como editor chefe, ele cuida pessoalmente dos suplementos de automóveis. 

     

    Atualizado em março/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    Informações conferidas pelo jornalista.

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticias-conteudo.aspx?id=3380