Érica Ribeiro

    Érica Ribeiro é bacharel em Jornalismo pelo Centro Universitário Augusto Motta, Faculdades Integradas Hélio Alonso (Unisuam/Facha), Rio de Janeiro, fez especialização em Economia para jornalistas, no Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais, Ibmec Business School, FGV, em 2004.

    Foi Repórter no jornal O Globo por mais de nove anos, entre junho de 2001 e junho de 2010, período em que conquistou os prêmios Prêmio Esso de Jornalismo, na categoria Economia, Prêmio Embratel e o Prêmio Fecomércio SP.

    Os Prêmio Esso e Prêmio Vladimir Herzog em 2003 foram conquistados com a série de reportagens Terceirização que mata, sobre mortes em acidentes de trabalho que começou a ser publicada em 20 de julho de 2003 e se estendeu por uma cobertura que ocupou as páginas do GLOBO por mais de um mês.

    Para desenvolver a série a equipe fez uma intensa peregrinação por sindicatos de trabalhadores de todo o país, nos setores de petróleo, telefônico, elétrico e siderúrgico — atividades com maior potencial de risco e que haviam implementado profundos programas de terceirização dos serviços. O trabalho começou com a repórter Cássia Almeida, a ele se juntaram as repórteres Ramona Ordoñez, especialista na área de petróleo, e Geralda Doca, responsável em Brasília pela cobertura de mercado de trabalho. Também participaram da cobertura Erica Ribeiro, Maria Tereza Boccardi, Higino de Barros, Walter Huamany e Luciene Araújo.

    Desde julho de 2005 é proprietária e dirige o Rio Rock & Blues Club, no Rio.

    É Editora-assistente e colunista no Jornal Brasil Econômico/Rio de Janeiro. Érica Ribeiro começou no jornal em fevereiro de 2012 inicialmente como repórter. A partir de maio de 2013, com a nova fase do Brasil Econômico, quando a sucursal do Rio passou a sede do jornal, assumiu como editora-assistente de Empresas, mantendo sua coluna às 2as.feiras com o novo título de Plano de negócios Com Érica Ribeiro. Na coluna traz o universo das micro e pequenas empresas e as novidades sobre as franquias.

    Escreve também para o Jornal O Dia.

     

    Atualizado em setembro/2014 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    https://br.linkedin.com/pub/erica-ribeiro/44/75a/a46

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticias-conteudo.aspx?id=1530

    http://memoria.oglobo.globo.com/jornalismo/premios-jornalisticos/terceirizaccedilatildeo-que-mata-9919009

    http://brasileconomico.ig.com.br/negocios/plano-de-negocios/