Emilio Rotta

    Emilio Rotta nasceu em Porto Alegre, mas cresceu em Pelotas/RS, onde começou no jornalismo como foca, na redação de um semanário local. Em Lajeado continuou os estudos, mas foi formar-se em Jornalismo pela UNISC, Universidade de Santa Cruz do Sul, em 2006. Foi vencedor de concursos de poesia no circuito universitário e de crônica.

    É editor do jornal O Informativo, onde “dá muito duro” desde 2002, além de colaborador da Revista Pública. Em 2008 assumiu a assessoria de imprensa da Expovale.

    Coleciona alguns prêmios em jornalismo. Em 2009, foi Jornalista Destaque do Interior pela atuação no Jornal Informativo do Vale/Lajeado) no Prêmio Press no Rio Grande do Sul. Premiação que em 2011 viria a classificá-lo mais uma vez, por indicação e voto popular, ao Prêmio Press no Rio Grande do Sul pelo jornal O Informativo da Vale e em segundo lugar como Jornalista Destaque do Interior.

    Novo prêmio em 2011 coloca Emilio Rotta, ainda pelo O Informativo do Vale/Lajeado entre os homenageados da Rede de Proteção Ambiental e Animal (Repraas). O premiação destaca profissionais de segurança pública, justiça e imprensa que contribuíram com a causa contra crimes ambientais.

    Emilio Rotta recebeu o troféu pelas coberturas jornalísticas pelas quais acompanhou algumas das operações policiais. Ao receber o prêmio em 21 de novembro de 2011, Rotta comentou sobre o reconhecimento: “Senti-me muito feliz com a lembrança, porque a entidade é gerida com muita credibilidade e faz um serviço de extrema importância para os animais silvestres da região e do Estado”. O Prêmio Press 2011 recebeu mais de 20 mil indicações na 1ª semana de votações.

    Entre as matérias interessantes desenvolvidas, participou da cobertura da prisão de sequestradores do dentista de Ilópolis em 2004, da prisão do Seco, em 2006, depois de anos acompanhando sua caçada; e estouro do cativeiro da vítima em Pouso Novo.

    De acordo com a avaliação dele “Acompanhar polícia atrás de ladrão não é tarefa das mais fáceis, nem das mais tranquilas. Passamos por situações complicadas e muitas vezes perigosas”. “A editoria de Polícia, completa, não perdoa estômago fraco, mas também não tolera exageros”. Por isso afirma que “É importante destacar que cobertura policial não tem apenas um lado: há que se fazer valer os direitos de todos, há que se buscar os dois lados, respeitar os limites legais, éticos e profissionais. Antes de tudo, é importante trabalhar com respeito, sem brincar com as dificuldades dos outros e nem atravessar a linha do ridículo, do popularesco”. E finaliza “Adoro o que faço e tento fazer da melhor forma possível”.

    Em janeiro de 2013 no comando de Emilio Rotta O Informativo do Vale, de Lajeado, deu início ao projeto Papo de Redação, iniciativa que possibilita a profissionais da área de Comunicação compartilhar experiências e ideias com profissionais do veículo. Os encontros são realizados uma vez por mês, sempre aos sábados pela manhã, e a primeira convidada foi Caroline Torma, editora da Central do Interior de Zero Hora. Para os próximos meses estão confirmadas as presenças de vários outros jornalistas. O evento é aberto aos colaboradores da Rede Vale de Comunicação (RVC), que também inclui o diário do Vale do Taquari e convidados.

    Emílio é colorado (torcedor do time Internacional de Porto Alegre), completa 38 anos em 2013 e forma com Josiane Rotta um casal de repórteres, pais da pequena Sara nascida em oito de julho 2011.

     

    Atualizado em março/2013 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    Jornalista&Cia – Edição 880, de 16 a 22 de janeiro/2013

    http://mamaeecia.com.br/?s=Emilio+Rotta+

    http://www.revistapress.com.br/premiopress2009/votopopular.aspx e vote.