Elizabeth Lorenzotti

    Elizabeth Lorenzotti nasceu em São Paulo, passou a infância em Poços de Caldas (MG), viveu em São Paulo e retornou a Poços de Caldas em 2011. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Editoração.

    Possui graduação em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (1975) e mestrado em Ciências da Comunicação pela ECA Universidade de São Paulo (2002) com a defesa do tema Do artístico ao jornalístico: vida e morte de um Suplemento-Suplemento Literário, de O Estado de S.Paulo (1956 a 1974).

    Foi professora dos cursos de graduação e pós-graduação Lato Sensu em Jornalismo da PUC-SP e do curso de pós-graduação Lato Sensu em Jornalismo Cultural da Universidade Metodista de São Paulo.

    Em 2006 lançou o livro Suplemento Literário – Que Falta ele Faz (ensaio), Tinhorão, o Legendário (biografia), ambos pela Imprensa oficial do Estado de São Paulo e As Dez Mil Coisas (poesia) pela Biblos Editora para Amazon.com.

    A trajetória na imprensa iniciou na Agência Estado em S.Paulo, entre 1976 e 1980, como Redatora de Cultura e Entretenimento. Em 1983 foi para a Folha de S.Paulo como Repórter. Passou a editora do Guia do Estudante, na Abril.

    Foi Editora-chefe do Jornal da USP, em 1986 e 1987. Durante seis anos trabalhou na Atená Editora e Comunicação como Assessora de Imprensa. No Grupo Estado trabalhou em outro momento da carreira como Editora-assistente das editorias de Geral e Educação.

    Na Revista do IDEC focada sobre direitos do consumidor foi Diretora de Redação por quatro anos. Escreveu para a Revista Bienart fazendo reportagens sobre arte, literatura, arquitetura e design. 

    Lançou o e.book Jornalismo Século XXI- O modelo #mídiaNINJA, em agosto de 2014, pela e-galaxia. Na obra Elizabeth narra a trajetória da Mídia Ninja, coletivo midialivrista que, segundo a autora, provocou polêmica no establishment da comunicação. Na sinopse do livro explica que “na era da transição da Mídia de Massa para a Massa de Mídias, a Mídia Ninja foi a primeira com visibilidade a colocar seu novo modelo, que despertou interesse também nos mais importantes órgãos da mídia internacional”. O livro traz um apanhado dos debates, múltiplas opiniões e análises de especialistas

    Elizabeth Lorenzotti mantém o blog VivaBabel focado em Cultura e literatura.

     

     

    Atualizado em agosto/2014 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://www.vivababel.blogspot.com

    http://www.jornaldepoesia.jor.br/elorenzotti.html

    https://uspdigital.usp.br/tycho/curriculoLattesMostrar?codpes=365175