Eliane Cantanhêde

    Eliane Cantanhêde é carioca. Formou-se em Jornalismo na Universidade de Brasília (UnB/DF).
     
    Iniciou a carreira antes de terminar o curso. Começou como repórter na sucursal de Brasília (DF) do Jornal do Brasil (RJ), função que também exerceu depois na sucursal da revista Veja (SP). Retornou ao JB, onde estreou como colunista, substituindo um dos ícones do jornalismo, o Carlos Castello BrancoCastelinho, às segundas-feiras.
     
    Na continuação da trajetória foi colunista de O Estado de S.Paulo (SP) por duas vezes, diretora de Redação das sucursais de O Globo (RJ) e da Gazeta Mercantil (SP). Em 1997 seguiu para a Folha de S.Paulo (SP), dirigindo a sucursal entre 1997 e 2003. No período passou a escrever a coluna Brasília na página A2, quatro vezes por semana.
     
    Começou a participar do programa Em Pauta, da GloboNews, apresentado por Sérgio Aguiar. Divide a participação de Brasília com o também jornalista político Gérson Camarotti. Entra no programa geralmente às terças, quartas e sextas-feiras. Grava, também, uma vez por semana. para a rádio Metrópole (BA), comentários sobre política brasileira, política externa, defesa e comportamento.
     
    Deixou a Folha em novembro de 2014. Em janeiro de 2015, estreou uma coluna em O Estado de S.Paulo e passou a fazer comentários e opiniões sobre Política na rádio Estadão e no serviço digital Broadcast Político. Em março de 2016, começou a também gravar opiniões sobre Política e Economia para o programa Jornal da Itatiaia da rádio Itatiaia
     
    Escreveu três livros: As cidades do Brasil: Brasília (Publifolha, 2005), com fotos de Graça Seligman, sobre a capital federal; José Alencar: Amor à Vida (2010, Sextante), sobre a vida do ex-vice presidente da República (2003-2010), e O PFL (Publifolha, 2009), sobre o Partido da Frente Liberal, agremiação político-partidária que existiu entre julho de 1984 (surgindo como uma dissidência do PDS, partido governista à época) e 2009, quando transformou-se em Democratas (DEM).
     
    Seu nome consta no Top 50 dos Os +Admirados Jornalistas Brasileiros de 2014 e de 2015, segundo levantamento feito pelo J&Cia e a Maxpress. Em 2016 por ocasião do Dia Internacional das Mulheres, foi eleita entre As +Admiradas Jornalistas Brasileiras.
     
     
    Atualizado em setembro de 2016
     
    Fontes: