Elda Muller

    Elda Muller nasceu e mora em São Paulo capital, é formada e pós-graduada em Jornalismo e Editoração pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ECA USP.

    Começou a trajetória na Editora Abril em 1978 como repórter, aos poucos, seu trabalho foi abrindo portas, ela foi galgando posições de destaque.  Foi redatora, editora-chefe, diretora de redação da Casa Claudia até os anos 2000. Depois, diretora-superintendente de todas as revistas femininas, função que exerceu também superintendência das publicações Masculinas. Nos últimos anos foi conselheira editorial da empresa.

    Em 2000 Muller foi a primeira mulher a ocupar a superintendência de um grupo de publicações na empresa e responsável por todas as 50 ou mais publicações. Na época ela era a única mulher no conselho editorial da empresa, que distribuía milhões de revistas por mês e empregava (também no início dos anos 2000) 900 jornalistas.

    Assumiu a diretoria da Unidade de Negócios Femininas, em 2006, a unidade que produzia as revistas dirigidas a mulheres classes A, B e C, e para o público jovem.

    Atuando no alto escalão num dos maiores impérios editoriais do Brasil, a Abril, resumiu em poucas palavras o seu sucesso: “Tenho sido muito bem sucedida na minha carreira”, disse.

    A partir 2011 assumiu como Diretora de Planejamento Editorial e Membro do Conselho Editorial da Editora Abril. A mudança de função aconteceu quando Roberto Civita definiu a nova estrutura da Editora Abril. Elda assumiu o cargo então ocupado por Laurentino Gomes. Sobre a sucessora, Laurentino falou em entrevista exclusiva ao Jornalistas&Cia relembrando que na época, Civita “também pôde decidir que, para o meu lugar, viria a Müller, jornalista respeitadíssima na Abril. Aí ele me deu a liberdade de procurar o meu caminho. E foi o que fiz. A decisão foi muito difícil, quase que sofrida, pois é uma ruptura muito grande. Depois de 22 anos numa empresa como a Abril, você cria muitos laços afetivos com os profissionais e os amigos. Mas agora, uma vez tomada a decisão, estou muito tranquilo, muito seguro do caminho que vou percorrer”.

    Sobre ela, também em depoimento especial ao J&Cia, Thomaz Souto Corrêa, disse que “Elda tornou-se o que os americanos chamam de editor & publisher”. 

    “Ao lançar a revista Bons Fluídos”, disse Thomaz, “ela demonstrou, com esse episódio, ter uma característica essencial aos grandes revisteiros: intuição”. “Desde 1978, quando entrou na Abril”, Thomaz disse na entrevista em 15 de abril de 2015, “convivi com a Elda ao longo de toda essa sua trajetória. Ultimamente, na função comum de consultores editoriais, conversamos muito sobre jornalismo, sobre revistas, sobre pessoas e sobre a vida. É um privilégio tê-la como interlocutora. Ela vai continuar colaborando com a Abril, e uma de suas atribuições será a de me ajudar na análise das revistas, função em que a experiência dela é muito importante. Mesmo porque até hoje não sei o que é Feng Shui e, se precisar de um, sei a quem recorrer”.

    Eduardo Ribeiro, diretor deste Portal dos Jornalistas, foi colega de Elda em 1978, na revista Casa Claudia, cuja redação era também integrada por Emeri Loreto (já falecida), Sinval Medina, Júlia Pascale, Claudio Yida, Silvia Graubart e &llt;strong>Paulo Sampaio, entre outros.

    Em abril de 2011, Elda Muller comentou sobre a parceria entre Casa Cor e Casa Claudia e as experiências compartilhadas durante esses 25 anos.

    Foi júri do Prêmio Abril de Jornalismo por várias edições incluindo a de 2015.

    Em junho de 2014, ela se afastou do trabalho por razões médicas e em um acordo com a Abril optou por iniciar um novo ciclo, que a liberou do trabalho mais pesado. Passou a Consultora da Editora Abril.

     

     

    Atualizado em julho/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    https://www.linkedin.com/pub/elda-muller/4/88a/45a

    https://www.facebook.com/elda.muller/about

    http://www.littlepinkbook.com/elda-muller /

    http://portaldacomunicacao.uol.com.br/graficas-livros/28/artigo202491-1.asp

    https://www.youtube.com/watch?v=iOaWoYSgkME

    http://mulheresincriveis.org/categoria/entrevistas/

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/elda-muller-passa-ser-consultora-na-abril

    http://paj2015.com.br/Jurados/