Elaine Cotta

    Elaine Cotta nasceu em 11 de outubro de 1974, na cidade de Santos (SP). Estudou Jornalismo lá mesmo, na Universidade Católica e, em 2003, concluiu pós-graduação em Economia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).

    Começou a carreira em 1996, como estagiária no jornal A Tribuna, de Santos. Em 1997,  já na capital paulista, trabalhou na agência de comunicação Accesso, atendendo o Teatro Alfa, Agropalma e L’Hotel. De outubro de 1998 a julho de 1999, morou nos Estados Unidos para estudar e trabalhou na Editora Eagle Newspaper, que publica um jornal semanal e uma revista mensal de Turismo. Lá, começou como uma internship e chegou a assinar algumas matérias como repórter.

    Voltando ao Brasil, de julho de 1999 a abril de 2000 trabalhou na InvestNews, o serviço em tempo real da Gazeta Mercantil, primeiro como repórter e, depois, coordenadora de Internacional. De abril de 2000 a outubro de 2004, esteve no Grupo Folha, no qual foi repórter de Internacional, Finanças, Mercado e Economia da Folha Online. Pela Folha, trabalhou ainda no Rio de Janeiro, em Brasília e foi correspondente-bolsista em Buenos Aires (Argentina). Lá, acompanhou a disputa presidencial que elegeu Nestor Kirchner (1950-2010), as crises econômica e social, as primeiras reuniões que deram origem ao G-20 e as visitas do presidente Luís Inácio Lula da Silva.

    Saiu da Folha em outubro de 2004 para ser repórter da revista IstoÉ Dinheiro em São Paulo. Foi responsável pela cobertura de temas de Macroeconomia, Comércio Exterior e Negócios, além de temas políticos ligados ao cenário econômico. Depois, foi gerente de relações com a imprensa da Microsoft Brasil, trabalhando na S2 Comunicação Integrada, editora de Economia da Revista da Semana, da Editora Abril, e também editora de economia do portal R7, do Grupo Record.

    Em abril de 2011 foi para o jornal Brasil Econômico, onde ficou até junho de 2012. Lá foi repórter especial e editora de Brasil.


    Atualizado em Junho/2012 – Portal dos Jornalistas
    Fontes:
    Informações prestadas pela própria jornalista
    Livro Jornalistas Brasileiros – Quem é Quem no Jornalismo de Economia (Mega Brasil/Call Comunicações, 2005)