Eduardo Teixeira (Duda)

    Eduardo Gracioli Teixeira, é chamado pelos amigos de Duda Teixeira. Nascido em 1975, em Campinas (SP), é jornalista formado pela Universidade de São Paulo em 1997. Foi aluno do Curso Abril de Jornalismo em Revista, em 1998. Mora em São Paulo (SP).

    No início da trajetória foi assessor de imprensa na FIA – Fundação Instituto de Administração, entre 1996 e 1997. Neste período produziu newsletters, além de assessorar a imprensa na busca de especialistas na entidade para entrevistas.

    A partir de janeiro de 2000 passou a repórter da Istoé Dinheiro (Editora Três), nas áreas de e-commerce e tecnologia. Assinou na revista coluna de economia e negócios, onde permaneceu até junho de 2002.

    Foi editor freelance na Green Forest do Brasil Editora entre 2003 e 2004. Na época redigiu o texto final e editou o livro JM Pinheiro Neto, O Advogado, biografia do ilustre advogado brasileiro.

    Migrou em 2004 para a Editora Abril como editor freelance e em dez meses produziu dois títulos lançados pela revista Superinteressante: Grandes Heróis Bíblicos e Divindades. Editou para a revista Boa Forma, o portal Dietas e Vida Saudável.

    Foi repórter e produtor do Olhar Digital, um programa de estilo de vida com foco em tecnologia, criado em 2005 com a missão de integrar o maior número possível de pessoas ao mundo da tecnologia. Para o programa Duda viajou para a Coréia do Sul e Japão em maio de 2006 para produzir uma série sobre tecnologia móvel. O programa era veiculado aos domingos transmitido pelos canais Sony, AXN e Sony Spin com o programa Olhar Digital Plus; na Internet, com o portal olhardigital, e no rádio com boletins semanais na Band News FM.

    Desde julho de 2006 atua na revista Veja. É editor assistente da editoria Internacional da revista Veja em São Paulo desde 2011, cobre política, economia e estilo de vida em todo o mundo, produziu de inúmeras reportagens, especialmente sobre a América Latina, como Che – A farsa de um mito, escrito em parceria com o editor de Internacional Diogo Schelp.

    Como jornalista de Veja, viajou para o Iraque, Líbano, Faixa de Gaza, Egipto, Turquia, Espanha, Portugal e para quase todos os países da América Latina.  Entrevistou líderes mundiais e políticos, como Gordon Brown, Oscar Arias, José Mujica, Pedro Passos Coelho, José Durão Barroso e Yolanda Kakabadse.

    Escritor, Duda lançou em 2015 o Guía Secreta de Buenos Aires: 107 Lugares Curiosos, Excéntricos y Misteriosos. Com a ajuda de mapas e ilustrações, o autor reúne 111 histórias de lugares curiosos e misteriosos de Buenos Aires, em textos instigantes, bem-humorados e surpreendentes. O livro mostra as peculiaridades dos nossos hermanos portenhos e curiosidades da cidade e deixa uma pergunta no ar: “Afinal, o 'dulce de leche' é uma invenção dos argentinos? ”. Ele conversou com a repórter Joice Hasselmann sobre o livro no 'Aqui entre Nós’, da Veja. O título foi lançado também em inglês e espanhol.

    Em 2011, com Leandro Narloch, lançou o Guia politicamente incorreto da América Latina, Leya BrasiL, que vendeu 200 000 cópias. Sobre o livro deu uma entrevista ao programa do Jô Soares, ao lado do Leandro Narloch, coautor do livro. Ao apresentar o livro registra na sinopse:  na América Latina “…escolhem-se como heróis justamente os homens que mais atrapalharam a política, mais arruinaram a economia, mais perseguiram os cidadãos. Por isso, não há como escapar: é ele, o falso herói latino-americano, o principal alvo deste livro”.

    Antes disso, publicou em 2003 o livro de poesias Akasha pela editora Atelie. Em 2007 veio O Calcanhar de Aquiles e outras histórias curiosas da Grécia antiga lançado pela editora Arquipélago Editorial.

    Duda Teixeira assina o blog Dúvidas Universais com “os fatos internacionais que desafiam a lógica e o bom-senso explicados de maneira clara e atraente” na revista Veja. Na primeira semana de março de 2016 esclareceu porque as lanchonetes de Beirute (capital do Líbano) não vendem Beirute. 

     

     

    Atualizado em março/2016 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://veja.abril.com.br/blog/duvidas-universais/por-que-as-lanchonetes-em-beirute-nao-vendem-beirute/

    http://eu-amo-leitura.blogspot.com.br/2014/01/guia-politicamente-incorreto-da-america.html

    https://twitter.com/dudateixeira

    https://www.facebook.com/duda.teixeira.92

    www.fnde.gov.br/arquivos/category/174-biblioteca-da-escola?..

    http://www.amazon.com/Duda-Teixeira/e/B00TRC2WB2