Eduardo Maretti

    Eduardo Cezar Maretti nasceu em São Paulo (SP) no dia 25de outubro de 1960. É formado em Jornalismo pela Pontifícia UniversidadeCatólica de São Paulo desde 1988.

    Começou como resenhista de livros do jornal Folha de S.Paulo. Paralelamente, revisor de livros. Em 1989, foi contratado como repórterda antiga Gazeta de Pinheiros.

    Ao mesmo tempo em que atuou na Gazeta, foi resenhista delivros e repórter do Caderno 2 de O Estado de S. Paulo. Essa dupla atuação foimuito útil para que ele aprende-se a trabalhar rápido e com pautas diferentes,variando da melhor literatura a problemas urbanos e comportamento.

    Em sua carreira, houve momentos marcantes. Como, por exemplo,uma entrevista com a escritora Ligia Fagundes Telles publicada no Jornal daTarde/SP (final dos anos 90); matéria sobre Isla Negra (Chile), com fotos dapequena localidade e da propriedade do poeta Pablo Neruda, publicada na revistaCult (1998); na mesma revista e na mesma época, entrevista histórica com ocineasta Nelson Pereira dos Santos e a publicação do conto “OCondenado”.

    Recentemente editou seção de Cultura da Revista Fórum e fezdiversas matérias para esta publicação, com destaque para reportagem”Terra de ninguém e de alguns”, feita na cidade de São Francisco deConde (Recôncavo, Bahia), que mostra a rotina de uma cidade de altíssima rendaper capita, mas cujo povo vive na miséria. Esta reportagem acabou pautando umgrande jornal de SP.

    Atualmente Eduardo trabalha como editor no jornal VisãoOeste.

     

     

     

    Atualizado em dezembrode 2011 ? Portal dos Jornalistas