Edson Sardinha

    Edson Sardinha de Souza formou-se em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (UFG), de Goiânia (GO), no ano 2000. Fez, em 2002, o Curso Intensivo de Jornalismo Aplicado da Universidade de Navarra, de Madri (Espanha), por meio de uma iniciativa com o jornal O Estado de S.Paulo (SP).
     
    Foi assessor de Imprensa do Governo do Estado de Goiás, colaborador do site Comunique-se e, desde 2004, ano de lançamento da revista e do site, faz parte da equipe do Congresso em Foco, que faz ampla cobertura da política brasileira e conquistou o Prêmio Esso 2009 de Melhor Contribuição à Imprensa.
     
    É autor da série de reportagens desenvolvidas sobre o caso das Passagens Aéreas, vencedora do Prêmio Embratel de Jornalismo Investigativo 2009. Sua série de matérias Deputado Luiz Couto, o padre censurado, sobre a luta do político no combate ao crime organizado da Paraíba, lhe rendeu uma Menção Honrosa do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos 2009.
     
    Juntamente com os jornalistas Maurício Hashizume, editor de jornalismo da ONG Repórter Brasil, e Marina Atoji, editora do projeto Excelências da Transparência Brasil, integrou a mesa redonda Jornalismo Como Quarto Poder, na Semana de Jornalismo 2010 da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), realizada em Bauru (SP).
     
    Voltou a receber o Vladimir Herzog em 2014, na categoria Revista, com a série Jurados de Morte: O drama de mais de 2 mil autoexilados no próprio país, sobre o número de brasileiros jurados de morte por denunciarem violações aos Direitos Humanos, publicado na revista Congresso em Foco.
     
     
    Atualizado em fevereiro de 2017
     
    Fontes: