Edson Porto

    EdsonPorto nasceu em São Paulo no dia 5 de março de 1971. É formadoem jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em1996.

    Começou a carreira aindaestudante escrevendo sobre educação para a Revista Anglo. Após a experiênciainicial, passou para a área de economia e, paralelamente, internacional. Boaparte da experiência como jornalista se deram nessas duas áreas.

    Cobriu a área de economia emtransporte e logística na revista Brasil Transportes entre 1993 e 1996. Participouda equipe inicial do Brasil Online(BOL), editando o site de notícias doprovedor de acesso da Abril, que acabou se juntando com o Universo Online(UOL).Esteve lá entre o final de 1996 e início de 1997.

    Fez parte da equipe quecriou a revista IstoÉ Dinheiro, cobrindo macroeconomia. Também participou dacriação do jornal Valor Econômico, cobrindo diferentes áreas no caderno deEmpresas, mas com maior enfoque na área de tecnologia e nova economia. Ficou nojornal por quase dois anos.

    Em 2001 foi para Londres,Inglaterra, para ser correspondente na BBC Brasil, onde atuava como subeditor,além de cobrir Política e Economia internacional. Como repórter da BBC, teve aoportunidade de fazer diversas coberturas nacionais e internacionais, como acampanha presidencial de 2002, no Brasil, a morte de Yasser Arafat, naCisjordânia, e, em abril de 2005, a morte do papa João Paulo 2º, em Roma,Itália.

    De volta ao Brasil em 2010, foi chefe de redação da RedeTV!, onde desenvolveu projetos focados em produtose gestão pessoal. Em outubro de 2012 foi promovido a diretor de esportes da emissora.

     


    Atualizado em novembro/2012 – Portal dos Jornalistas

    Fonte: Informaçõesfornecidas pelo jornalista.

    Extraído do livroJornalistas Brasileiros – Quem é Quem no Jornalismo de Economia (MegaBrasil/Call Comunicações, 2005).