Edson Luiz Spenthof

    Edson Luiz Spenthof, jornalista, possui graduação em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás/Goiânia  (UFG-1990) e mestrado em História das Sociedades Agrárias pela mesma universidade (1995). Concluiu doutorado em Jornalismo na Universidade de Brasília (UnB) e antes, o estágio de Doutorado Sanduíche na Universidade Nova de Lisboa, Portugal.  

    Tem experiência profissional em assessoria de imprensa, jornalismo impresso e jornalismo de rádio. Na docência, atua nas áreas de teoria, ética, direito e discurso do jornalismo, jornalismo impresso, radiojornalismo, produção radiofônica e técnicas do jornalismo em geral – inclusive coordenação de atividades laboratoriais. Na pesquisa, procura estudar as relações entre jornalismo e democracia, jornalismo e esfera pública, jornalismo e conhecimento, jornalismo e mediação, jornalismo e discurso.

    Edson, que também já foi diretor regional Centro-Oeste e diretor-científico do FNPJ, ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas de Goiás e representante da entidade no Conselho de Representantes da FENAJ, defende que a formação superior específica é fundamental para o exercício qualificado da profissão.

    Assumiu a tarefa de presidir o Fórum Nacional de Professores de Jornalismo para o próximo biênio, 2008/10

    É professor de Jornalismo na UFG (início em 1996), segundo-secretário do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ), entidade da qual foi diretor-científico (2006-2008) e presidente (2008-2010), além de diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de Goiás, do qual foi presidente no triênio 1998-2001.

    Na entidade segue em 2014 como coordenador do Curso de Jornalismo da UFG, na Secretaria de Formação e Integração com as Instituições de Ensino Superior e como delegado-representante no Conselho de Representantes da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ).

    Spenthof é membro de corpo editorial, do periódico: Jornalismo a Rigor – série de livros da Editora Insular, desde 2009; e do livro Jornalismo UFG, desde 2010.

    Entre as homenagens recebidas na trajetória no jornalismo e da vida acadêmica foi o professor escolhido para a Aula da Saudade dos Formandos em Jornalismo da UFG, em 1998 e 2000. Em 2004, 2010, 2011 e 2012 foi escolhido como nome da turma de formandos do curso de graduação em jornalismo da UFG.

    Em 2011 (seg. semestre) foi homenageado como Paraninfo da Turma de Formandos em Jornalismo da UFG.

    Em 2010 e 2011, o Centro Acadêmico dos Estudantes de Jornalismo da PUC-GO deram o seu nome ao Ciclo de Palestras sobre o Jornalismo, denominado Primeiro Ciclo de Palestras Edson Luiz Spenthof.

    Participa com frequência de debates nacionais, inclusive no MEC e suas instâncias e no Congresso Nacional, a convite de deputados e senadores, para proferir palestra/conferência sobre o jornalismo, o ensino de jornalismo e sobre as diretrizes curriculares em jornalismo.

    Conselheiro do Programa InFormação – Programa de Cooperação para Qualificação de Estudantes de Jornalismo da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi).

    Foi fundador e coordenador do Jornal-Laboratório Samambaia de 1999 a 2003 (Jornalismo UFG), e é coordenador das atividades laboratoriais em jornalismo na Rádio Universitária da UFG desde 1996.

     

     

    Atualizado em junho/2014 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    https://www.facebook.com/edsonluiz.spenthof/about

    http://www.jornalistasgo.org.br/modules/mastop_publish/?tac=Diretoria