Edra – Elcio Danilo Russo Amorim

    Élcio Danilo Russo Amorim, o Edra, nasceu em 21 de janeiro de 1960, em Caratinga (MG). Estudou desenho arquitetônico. É cartunista, designer gráfico, produtor cultural e editor.
     
    Publicou seus primeiros trabalhos em 1980, no jornal Correio Braziliense (DF). Voltou para Caratinga em 1983, para lançar a revista Pimpolho (MG) e formar o bloco de carnaval Doidim Paquerê, onde fez de tudo: presidiu a entidade, escreveu os sambas-enredos e criou alegorias e fantasias. Em 1984, foi um dos fundadores do jornal Semana (MG), onde ocupou os postos de editor e chargista. Retornou a Brasília, onde ficou por mais dez anos.
     
    Na capital federal, foi Diretor de Artes da  Revista Gol (DF), e publicou as revistas de passatempos Pimpolim (DF) e Tic-Tac (DF) e pelos jornais Folha de Brasília (DF), Jornal de Brasília (DF) e Correio do Brasil (DF), onde, por quatro anos, editou o suplemento infantil Clubinho. Editou, ainda o OABaby, suplemento infantil da Voz do Advogado, informativo da seção brasiliense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF). Seus desenhos e ilustrações são publicados em diversos jornais e revistas brasileiros e do exterior.
     
    Novamente em Caratinga, abriu Artimpressa Gráfica e Editora em 1995 e fundou a Edra Produções, dedicando-se a criações gráficas em geral. Desde 1998, assina uma página de humor na revista Super Cabo TV (MG). Além disso, desde 2003, é chargista do Diário da Caratinga (MG), onde edita o suplemento infantil Almanaque e assina uma página semanal sobre artes, cultura e lazer. Também é diretor da revista HUAI – Humor Ano Inteiro (MG).
     
     
    Seus desenhos e ilustrações são publicados em diversos jornais e revistas nacionais e internacionais. Constantemente selecionado para expor em salões de humor, recebeu seis prêmios, com destaque para o do Salão Internacional de Humor do Piauí e o do concurso Por Su Salud, No Fume!, em Buenos Aires. Criou mais de 300 logomarcas. É idealizador e realizador do Salão Internacional de Humor de Caratinga, desde 1998, além de idealizador e diretor da Casa Ziraldo de Cultura, fundador da Gibiteca Turma do Pererê, presidente da Associação Estação Cultural de Caratinga e faz parte do Conselho Diretor do MAC – Movimento Amigos de Caratinga.
     
    É autor dos livros Almanaque Galhofa (Edra, 1981), Chulé (Edra, 1993), Bagunçaram o Meu Coreto (Edra, 1997), Se Rir Eu Choro… (Edra, 1998), O Que Vier Eu Traço (Edra, 2003) e E Foi Assim… (Edra,2005) – sobre o carnaval caratinguense. Foi, ainda, organizador e coautor dos livros Uma “Doze” de Humor Mineiro (Edra, 2005), Humor Cerrado (Edra, 2006), Ninguém Segura Caratinga (2007), e coautor nos livros  Celularidades (Virgo/SP, 2009) e Aquecimento Global em Cartuns (POD/RJ, 2010).
     
     
    Atualizado em fevereiro de 2012.
    Fontes: