Dener Giovanini

    Dener Giovanini é um ambientalista reconhecido internacionalmente. Em 2003, por sua atuação na defesa da biodiversidade, recebeu da ONU o mais importante e prestigiado prêmio ambiental do planeta: o Unep-Sasakawa. Anteriormente, apenas um outro brasileiro havia recebido essa distinção das Nações Unidas: Chico Mendes.

    No Brasil recebeu a Medalha de Honra do Congresso Nacional, Poder Legislativo. Dentre as inúmeras homenagens e reconhecimentos recebidos, também se destacam: Título de Cidadão Paulistano, Prêmio Verde das Américas e a Comenda da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

    A criação de novas estratégias em comunicação social, a implantação de parcerias inovadoras e os excelentes resultados alcançados pela organização que fundou e coordena, a Renctas, conferiram a Dener Giovanini o status de Empreendedor Social Notável pelas três maiores organizações de empreendedorismo social do mundo: Ashoka, Avina e Schwab Foundation. Suas estratégias também inspiraram um Stud Case da Universidade de Harvard.

    Em 2006, Dener Giovanini foi eleito como um dos 54 heróis ambientais do planeta pela revista Courrier International. Em 2007, foi destaque pelo jornal Le Monde como um dos 100 mais importantes ambientalistas do mundo. Em 2008 a revista Newsweek o elegeu um dos 100 mais importantes Empreendedores Sociais do planeta. Em 2009, a revista japonesa Sokotoko o considerou a 24ª pessoa mais influente do mundo na área ambiental, ficando à frente do presidente Barack Obama, 25º colocado. 

    Tornou-se membro do Conselho Global contra o Comércio Ilegal Mundial, mantido pelo G20 e ONU, convidado em 2009 pelo presidente do Fórum Econômico Mundial, Klaus Schwab.

    Dener Giovanini também atua na iniciativa privada através da DGCA, empresa especializada na produção audiovisual e projetos coorporativos em comunicação ambiental.

    Foi o autor do projeto audiovisual Ecos do Brasil produzido em 2010, um longa-metragem para o cinema e uma série de TV com 13 episódios que mostra os principais momentos ambientais da história recente do Brasil. 

    Dirigiu e fez o roteiro do documentário O Brasil é o Bicho, em 2007. O filme foi lançado em DVD com recursos de acessibilidade, com áudio-descrição realizada por Graciela Pozzobon. O documentário apresenta um painel rico e diverso da fauna e flora brasileira. A série foi apresentada no Programa Fantástico, da TV Globo.

    Assina o blog Reflexões ambientais publicado pelo portal do jornal O Estado de São Paulo, que além de repercutir os principais fatos ambientais do país, traz entrevistas exclusivas e análises da política ambiental brasileira.

     

     

    Atualizado em novembro/2014 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://sustentabilidade.estadao.com.br/blogs/dener-giovanini/

    http://www.denergiovanini.com.br/