Demi Getschko

    Demi Getschko nasceu em Trieste, na Itália, naturalizado brasileiro é engenheiro eletricista considerado um dos pioneiros da Internet no Brasil. É formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo em Engenharia Elétrica, desde 1975, com mestrado em 1980 e doutorado em 1989 em engenharia pela mesma instituição.

    Trabalhou no Centro de Computação Eletrônica (CCE) da USP (1971-1985) e no Centro de Processamento de Dados da FAPESP (1986-1996).

    Indicado em novembro de 1995, agosto de 2002, novembro de 1999, janeiro de 2004, janeiro de 2008, janeiro de 2011 e julho de 2014 como representante de 'notório saber' em assunto da Internet do Comitê Gestor da Internet no Brasil (NIC.br). Presidente da entidade que tem a atribuição de estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil. Integrou e já foi membro eleito do conselho da ICANN por dois mandatos.  Atuou como membro da diretoria na entidade até maio de 2009.

    Demi Getschko foi o primeiro brasileiro a ter o nome incluído no Hall da Fama da Internet, uma honraria concedida pela Internet Society (ISoc), organização não governamental formada por representantes de todo o mundo com o objetivo de promover a evolução da internet. O mérito de Getschko foi contribuir para que a rede mundial de computadores alcançasse êxito no Brasil durante os seus primórdios.

    Foi o responsável pela primeira conexão TCP/IP brasileira, em 1991. Na época estava à frente do Centro de Processamento de Dados (CPD) da FAPESP quando, surgiram os primeiros pacotes da internet na sede da Fundação no bairro da Lapa, em São Paulo.

    Era o primeiro contato do país com a novidade que traria inovações em vários aspectos na vida das pessoas e das instituições. Por meio de acordos diretos com a administração das redes norte-americanas acadêmicas, Demi Getschko e a equipe do CPD da FAPESP conseguiram a delegação do domínio ‘.br’, que identifica o código do país nos endereços da web e dos e-mails.

    Getschko coordenou, ainda como chefe do CPD da FAPESP, a área de operações da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) que interligou as principais universidades do país. Ele também ajudou a implementar e a dirigir a rede Academic Network de São Paulo (ANSP), provedora das universidades paulistas. Por participar de todo esse processo, ele esteve na composição do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI) desde setembro de 1995 até hoje.

    Trabalhou como Diretor de Tecnologia da Agência Estado, empresa do Grupo Estado, em dois períodos: entre 1996 e 2000, e novamente entre 2002 e 2005. Também atuou como Vice-Presidente de Tecnologia do iG entre 2000 e 2001.

    Em 2005, foi convidado para montar e ser o diretor-presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), entidade que é o braço executivo do CGI e coordena os serviços da rede no Brasil.

    Nos últimos anos, participou ativamente da elaboração do marco civil da internet, aprovado este ano no Congresso Nacional.

    Foi professor da Escola Politécnica da USP, e hoje é Professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professor associado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) onde leciona Arquitetura de Computadores (AC) e coordena o laboratório da camada 2 do Projeto KyaTera.

    Mantém o blog Por dentro da rede no jornal O Estado de São Paulo e também é colunista do jornal escreve quinzenalmente nas edições de segunda-feira do 'Link', no Estadão..

     

     

    Atualizado em Janeiro/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://cgi.br/membros/perfil/

    http://br.linkedin.com/pub/demi-getschko/14/473/ab3

    http://revistapesquisa.fapesp.br/2014/07/15/demi-getschko-um-construtor-da-internet/