Daniel Castro

    Daniel Castro nasceu em São Luís (MA), se habituou a consumir vorazmente tudo que se relaciona à China: livros, filmes, exposições e debates.

    Após ter trabalhado alguns anos como assessor de imprensa na Câmara Americana de Comércio de São Paulo, Daniel aceitou o convite para coordenar o Departamento de Comunicação da Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico (CBCDE).

    Em 2005 ele esteve na China onde visitou grandes complexos industriais (em cidades grandes, médias e pequenas) e entrevistou políticos e empresários chineses. Também acabou conhecendo as redações dos principais jornais do país. Com base nessa experiência, Castro, resolveu contar a história dessas empresas e das relações entre os dois países.

    Lançou o livro Brasil-China: uma parceria de sucesso, sim!, em 2006 pela Editora Vespa Brasil. A proposta do livro foi a de retratar histórias bem-sucedidas de empresas de diferentes setores, com tamanhos distintos e de vários estados, contadas por quem viveu cada momento delas (tanto brasileiros como chineses) com dicas e fontes. O livro de 180 páginas já vem acompanhado de um CD com frases em português traduzidas para o mandarim a respeito de cotidiano, viagem e negócios. A ideia segundo o autor é a de “aproximar ainda mais o leitor da cultura chinesa”.

    Durante o período que trabalhou na Câmara Brasil-China foi editor da revista Parceria Brasil-China, o único veículo – na época –  em circulação no Brasil em mandarim e português, e a única com registro na China. Lá, também, organizou o 1º Prêmio Brasil-China de Jornalismo – Um olhar brasileiro sobre a China, que levou os ganhadores para uma viagem de 30 dias por nove cidades daquele país.  Daniel Castro acompanhou mais de duas mil missões chinesas no Brasil.

    Antes, durante a trajetória profissional, além de assessor de Imprensa do Unafisco Sindical SP, foi também assessor do Sindicato dos Trabalhadores Temporários e Terceirizados do Estado de São Paulo (Sindeepres) e do projeto Talentos do Futebol, do Nacional Atlético Clube.

    Em fevereiro de 2016 Daniel lançou ao lado da correspondente internacional Verónica Goyzueta (ex-presidente da Associação dos Correspondentes Estrangeiros em São Paulo) o Portal BCReport que reúne conteúdo e cobertura diária do Brasil e da China e de suas relações no mundo.

    O Lançamento chegou em meio à profunda crise econômica que abala Brasil e China, e tem como objetivo ser um canal de informações com cobertura diária, para aproximar os dois gigantes mundiais por meio de notícias, vídeos, colunas, estudos e entrevistas exclusivas.

    O portal BrasilChinaReport foi lançado oficialmente no primeiro dia de fevereiro/2016 em São Paulo, com direito a demonstração cultural da tradição de chá da China.

     

    Atualizado em fevereiro/2016 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/veronica-goyzueta-daniel-castro-lancam-brasilchinareport%C2%A0-br

    http://www.sindifisconacional-sp.org.br/default.aspx?section=71&article=4994

    http://portal.comunique-se.com.br/sub-destaque-home/80029-dupla-de-jornalistas-lanca-site-para-aproximar-o-brasil-da-china