Daniel Barros

    Daniel Martins de Barros é médico formado pela Faculdade de Medicina em 2000 e bacharel em filosofia, ambos pela Universidade São Paulo USP/SP. Há 13 anos clinica no Instituto de Psiquiatria do IPq/HC-USP. Começou lá em 2001. No Instituto do HC atua como coordenador médico do Núcleo de Psiquiatria Forense e Psicologia Jurídica (Nufor). É Sócio proprietário do Instituto Bem Estar, desde 2002, que fica em Osasco.

    Como psiquiatra começou a escrever para o Estadão em 2011. Assina o Blog do Daniel Martins de Barros. Foca em temas triviais que azucrinam a vida das pessoas. Como exemplo, o post dele em 22 de julho explica como deverá ser o futuro da mulher e dona de casa que trabalha fora: Faça uma mulher feliz: mande-a trabalhar (e lave você a louça).

    No post anterior ele lembra: “as mulheres foram educadas para ser o que os homens não querem”, ao analisar uma pesquisa sobre o papel social masculino e feminino.

    Dr. Daniel lançou em 2014 o livro Personagens ou Pacientes? – Clássicos da Literatura Mundial para Refletir sobre a Natureza Humana, pela Editora Artmed, em dupla com Táki A. Cordás, também psiquiatra. A obra, como informam os autores na sinopse, insere-se justamente no ponto em que se dá o encontro do psiquiatra e do psicólogo com o escritor. Assim, diversos profissionais da saúde mental analisam obras da literatura mundial – sejam elas contos, romances ou até mesmo quadrinhos – que tangenciam o mundo da saúde mental. “Se, inicialmente, escritores falaram de doenças, agora médicos falam da literatura”, concluem como bandeira da obra, que também foi lançada em formato de eBook.

    Mantém a coluna Ideias no Ar que é veiculada na Rádio Estadão, no programa Direto da Redação. Na coluna fala sobre as mudanças do comportamento no cotidiano. Assina o blog Daniel Martins de Barros na sessão Vida & Estilo do Estadão, no Portal Estadão.

    Assina o blog Daniel Martins de Barros na sessão Vida & Estilo do Estadão, no Portal Estadão e na Rádio Estadão. Em setembro analisou o comportamento com o título “Seu mundo caiu? Crie um mundo novo, ainda melhor”, texto que apresenta o estilo de tratamento que dedica aos temas abordados. Seus comentários têm destaque na primeira página do portal.

     

     

    Atualizado em setembro/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://blogs.estadao.com.br/daniel-martins-de-barros/

    http://br.linkedin.com/pub/daniel-martins-de-barros/32/a82/40