APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Cynara Menezes

Cynara Menezes

Vencedora do Troféu Mulher Imprensa, na categoria Mídias Digitais. É repórter de Política da revista CartaCapital e mantém o blog Socialista Morena

Cynara Moreira Menezes é baiana, nascida em Ipiaú (BA), região cacaueira, em 1967. Formou-se em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), em 1987.
 
Desde a formatura percorreu as redações de vários veículos de imprensa, a começar pelo extinto Jornal da Bahia. Passou pelos jornais Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo, pelas revistas IstoÉ/Senhor, Veja, Vip e  CartaCapital, onde desde fevereiro de 2013 é responsável  pela cobertura de Política e Congresso em Brasília (DF).
 
Considera-se ideologicamente, “uma esquerdista empedernida, mas está mais para Amelie Poulain do que para Rosa de Luxemburgo”, conforme se lê em seu blog Socialista Morena, com o qual venceu o Troféu Mulher Imprensa 2013, na categoria Mídias Digitais. O blog traz na apresentação a que vem: “Este é um blog de ideias e notícias com viés esquerdista. Mas também de literatura, música, cinema, HQ, humor, viagens. Boas histórias, bons personagens. Boa comida. Alguma memória. E utopiapolitik”.
 
Há para o título do blog uma explicação histórica: “Deve seu nome ao antropólogo, político e escritor Darcy Ribeiro (1922-1997), que concebeu o socialismo moreno, um socialismo à brasileira. E é também inspirado pelo genial desenhista argentino Quino, que um dia, perguntado por esta repórter se era de esquerda ou de direita, respondeu: “De que lado bate o coração?”.
 
É autora dos livros O Que É Ser Arquiteto (Record, 2004), com João (Lelé) Filgueiras, e O Que É Ser Geógrafo (Record, 2007), com Azizi Ab’Saber.
 
No Twitter, ela diz o que faz na vida: "Escrevo matérias e asso pães e vice-versa".
 
 
Atualizado em março/2013 – Portal dos Jornalistas
Fontes:
Jornalistas&Cia – Edição 888
 

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)