Cristina Horta

    Maria Cristina Horta Silveira nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais,em 08 de abril de 1954. Estudou Comunicação Social com ênfase em Jornalismo naPontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG).

    Apaixonada por fotografia, Cristina direcionou toda a sua carreiraprofissional para o fotojornalismo.

    Em 1983, atuou como repórter fotográfica na Prefeitura Municipal deContagem, onde era responsável pelas fotos de eventos que envolviam o entãoprefeito da cidade, Newton Cardoso. Posteriormente, trabalhou na Secretaria deComunicação do Governo do Estado de Minas Gerais, também como repórter fotográfica.

    Nessa época, também fazia freelas para vários veículos, como o jornal OGlobo, Folha de São Paulo, Revista IstoÉ, dentre outros.

    Atualmente, é repórter fotográfica do Jornal Estado de Minas, onde completamais de 25 anos de carreira.

    Suas fotos foram diversas vezes capa no jornal. Uma delas, intitulada?Sai satanás, em nome de Deus?, rendeu uma Menção Honrosa no prêmio daSecretaria da Saúde de Minas Gerais. A foto em questão foi feita na época em queesvaziaram o hospital Raul Soares e mostrava um louco gritando atrás das grades.

    Cristina já fez vários cursos de fotografia e participou de vários festivais e oficinas. Suas fotos estiveram em exposições no Palácio das Artes, nagaleria da Cemig, na Prefeitura de Belo Horizonte, entre outras exposiçõescoletivas.

    Em 2010, várias fotos da jornalista foram publicadas no livro Cumplicidade? 20 anos de reportagem, 20 fotógrafos, organizado pelo jornalista BernardinoFurtado. O projeto é um reflexão pessoal do jornalista sobre os 20 anos decarreira na função de repórter, com foco nas imagens produzidas em reportagenspelo Brasil para diversos jornais do pais.

    Atualizado em 15 de fevereiro de 2012 – Portal dos Jornalistas/MGgt;

    Fonte: Informações fornecidas pela própria jornalista.