Cristina Canas

Ana Cristina da Silva Brandão Canas, que assina Cristina Canas, nasceu em 12 de dezembro de 1966, na cidade do Porto, em Portugal. É bacharel em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), em São Bernardo do Campo (SP), e fez pós-graduação com MBA em Finanças ? Derivativos pela Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA-USP/SP). 
Começou a carreira, em outubro de 1986, na extinta agência de comunicação Taeta (SP), onde atendia principalmente a conta da American Express, fazendo o jornal dirigido aos funcionários. Passou por outras agências e foi assessora de Imprensa do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Em 1992 foi para o Diário Popular (SP), como editora assistente e repórter, onde participou da criação do projeto do caderno Zona Leste, do qual foi editora-assistente. 
Por um breve período voltou a trabalhar em assessoria de Imprensa, retornando ao Diário Popular, em setembro de 1993, como repórter de Economia. O dia a dia no Dipo incluía o fechamento da coluna diária, em parceria com o editor-responsável, além do fechamento da página. Entre as duas passagens pelo veículo, ficou lá por três anos. 
Em junho de 1995, foi atuar como repórter de finanças da Agência JB/Jornal do Brasil, em São Paulo, passando, em outubro do mesmo ano, a repórter de Finanças da agência O Globo. Migrou, em março de 1998, para o jornal impresso do mesmo grupo. Ao todo ficou quatro anos na organização. 
Entrou para o Grupo Estado em abril de 2000, começando como editora-assistente na Broadcast/AE News. É colunista e editora-adjunta da Agência Estado.
Dividiu o Prêmio Destaque Redação Agência Estado 2012, na categoria Editor de Tempo Real, com Luana Pavani
Em contraponto à correria do Jornalismo, propõe-se a terminar de escrever um livro já iniciado, conforme explicou ao J&Cia em 2005: ?Lentamente e sem compromisso com prazo para terminar. Nenhuma perspectiva para publicação também?.
Atualizado em Janeiro/2013 ? Portal dos Jornalistas 
Fontes:
Livro Jornalistas Brasileiros – Quem é Quem no Jornalismo de Economia (Mega Brasil/Call Comunicações, 2005)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *