Cristina Barcia

    Maria Cristina Barcia nasceuno Rio de Janeiro (RJ) no dia 3 de dezembro de 1968.

    É formada em Jornalismo pelaFaculdade da Cidade do Rio de Janeiro (RJ) desde 1991, com pós-graduação emJornalismo & Marketing concluída em 2000 na PUC-Rio e MBA em TV Digital eOutras Mídias pela UFRJ, com previsão de conclusão para 2012; atualmente cursaMBA em Administração Pública pelo ESAB de educação a distância via-internet.

    Iniciou no jornalismo em1991 como locutora da rádio A Voz de Galícia em Carvalho, cidade da provínciada Galícia, na Espanha; no veículo onde permaneceu até 1994 também acumulou afunção de redatora geral.

    Em seguida voltou a capitalfluminense e trabalhou por mais de um ano como assistente de edição na empresaLG Vídeo Produções.

    Depois teve uma brevepassagem como freelancer pela redaçãoda RedeTV! carioca.

    Entre 1996 e 1998 atuou comoarquivista e pesquisadora dos telejornais locais e de rede da TV Record do Rioonde, eventualmente, realizou atividades de apuração e produção.

    Durante o ano de 1998trabalhou na CNT da capital fluminense na qual esteve à frente da coordenaçãode produção e pauta do telejornal local da emissora e, periodicamente, acumulouo cargo de chefia de reportagem.

    Nesse mesmo ano ingressou naTVE (atual TV Brasil) do Rio no qual, por mais de dez anos, exerceu as funçõesde produtora de externa e de pauta do programa Caderno Teen; editora executiva,de produção e diretora de estúdio das atrações Atitude.com, Plugado, Domingocom Atitude, Atitude no Telhado e Plugado especial de sábados, todos programasque fizeram parte da linha jovem e adolescente da emissora.

    De 1998 a 2001 acumulou afunção de roteirista dos programas especiais de fim de ano da TVE.

    Nos últimos cinco anostambém exerceu no veículo as atividades de editora executiva do programaRecorte Cultural; pesquisadora e redatora da atração Espaço Público; produtoraexecutiva e diretora de estúdio do programa 3a1, para o qual atuou ainda comolocutora.

    Entre 2008 e 2011 foi aprodutora executiva do programa Caminhos da Reportagem no qual atuou comopesquisadora, roteirista, tradutora e legendagem e respondeu pela direção deexterna da atração.

    Desde 2011 está na função decoordenadora de pauta dos telejornais da TV Brasil do Rio, ex TVE que em 2008passou a ser gerida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

     

     

    Atualizado em outubro/2012-Portal dos Jornalistas.

    Fontes:

    http://www.facebook.com/#!/crisbarcia?fref=ts,acessado em outubro/2012,

    http://www.linkedin.com/profile/view?id=6752108,acessado em outubro/2012,

    gt;https://twitter.com/CrisBarcia,acessado em outubro/2012,

    https://www.telabrasileira.com.br/profile.php?uid=1321328,acessado em outubro/2012.