Cristina Aby-Azar

    Cristina Aby-Azar é jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero, em 1985.
     
    Começou a carreira como repórter na Gazeta Mercantil, em novembro de 1987. Ficou quase dez anos no jornal, ocupando a função de editora quando o deixou em fevereiro de 1997. Mudou-se para Nova York, onde trabalha desde então no The Wall Street Journal Americas, cuja edição em português ajudou a lançar. A partir de junho de 2003, passou também a ser a editora responsável pela edição em espanhol da publicação.
     
    Desde sua chegada, atuou na implementação de uma série de medidas relacionadas ao processo de edição do noticioso, que acabou atribuindo ao jornal um perfil de qualidade editorial bastante singular no tocante à fidelidade das informações divulgadas, até mesmo para os padrões americanos. Acompanhou muito de perto o atentado de 11 de setembro de 2001, pois a sede do jornal ficava muito próxima às Torres Gêmeas. Tiveram, à época, que improvisar redações e locais de trabalho para que o jornal não deixasse de sair um dia sequer.
     
    Faz parte do Comitê Executivo da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP).
     
    É citada por Ludenbergue Góes no livro Mulher Brasileira em Primeiro Lugar: O exemplo e as lições de 130 brasileiras consagradas no exterior (Ediouro, 2007)
     
     
     
     
    Atualizado em Fevereiro/2013 – Portal dos Jornalistas
    Fontes:
    Arquivo Jornalistas&Cia