Costábile Nicoletta

    Costábile Nicoletta nasceu no dia 27 de novembro de 1961. Graduado em Jornalismo pelas Faculdades Integradas Alcântara Machado (Fiam/SP), em 1984, obteve o título de máster em Jornalismo para Editores após frequentar curso ministrado pelo Centro de Extensão Universitária (CEU), em conjunto com a Universidade de Navarra (Espanha).
     
    Começou no jornalismo como revisor de textos da Editora Abril (SP), em 1982. Concomitantemente, atuou como redator, repórter e revisor na revista Família Cristã (SP). Em 1986, foi contratado, ainda como revisor, pelo jornal O Estado de S.Paulo (SP). Em seguida, assumiu o cargo de repórter de Geral do Jornal da Tarde (SP).
     
    Na Gazeta Mercantil (SP), em 1988, atuou como repórter, passando pelas editorias de Indústria, Matérias-Primas e Transportes, até assumir a função de editor executivo de Suprimentos. Retornou ao Estadão em 1994 para trabalhar na reportagem, ocupando posteriormente a chefia das editorias de Negócios, Reportagem e de Economia.
     
    Fez parte, no ano 2000, da primeira equipe do jornal Valor Econômico (SP). No ano seguinte, mudou-se para Belo Horizonte (MG), onde exerceu a função de editor de Economia no jornal Estado de Minas. De volta à capital paulista, em 2002, trabalhou como editor-adjunto no jornal Meio & Mensagem (SP), permanecendo no cargo até 2007.
    Em setembro desse ano, retornou à Gazeta Mercantil como secretário de Redação e, depois, como editor executivo, cargo que ocupava em 2009, quando da extinção do periódico. Passou, então, a integrar a equipe do jornal Brasil Econômico como editor executivo. Meses depois, assumiu como diretor adjunto de Redação, cargo que ficou até fevereiro de 2012.
    Em agosto de 2012 estreou na Carta Capital, como editor de Projetos Especiais. É, também, sócio da Costábile Nicoletta Comunicação.
    Atualizado em Março/2012 – Portal dos Jornalistas
    Fontes:
    Depoimento pessoal
    Jornalistas&Cia Edição 835

     

    Sua carreira teve início quando era revisor de textos na Editora Abril.