Claudio Weber Abramo

    Claudio Weber Abramo é bacharel em matemática pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em filosofia da ciência pela Universidade de Campinas (Unicamp).

    Organizou o livro A Regra do Jogo, do jornalista Cláudio Abramo, pai de Weber Abramo. É autor de artigos em publicações especializadas a respeito do tema da corrupção e seu combate.

    Claudio é diretor executivo da Transparência Brasil, organização independente e autônoma, fundada em abril de 2000 por um grupo de indivíduos e organizações não-governamentais comprometidos com o combate à corrupção.

    O site faz levantamentos sobre a incidência de corrupção mos municípios, estados e na esfera federal. Conta com históricos da vida pública de todos os parlamentares federais e estaduais, noticiário sobre corrupção que os envolve, processos a que respondem na justiça, multas recebidas por Tribunais de Contas dos Estados e da União, declarações de bens, padrões de financiamento eleitoral, freqüência ao trabalho e outros itens.

    O site foi vencedor do Prêmio Esso de Jornalismo 2006, na categoria “Melhor Contribuição à Imprensa em 2006”. 

    Abramo escreveu um blog no iG, entre 2005 e 2009, sobre política e combate à corrupção.

    Claudio Weber Abramo desligou-se da direção da Transparência Brasil em março de 2015. Sobre a saída da instituição escreveu a Frederico Vasconcelos reporter especial da Folha que assina a coluna-blog Interesse público no portal da folha.com, no qual publicou o texto:

    “Prezado Fred: Conforme foi anunciado hoje, deixei a direção da Transparência Brasil, que exerci durante quase 15 anos. As severas restrições orçamentárias que sempre afetaram a entidade impuseram ônus cumulativos, para mim e para a própria entidade. Julguei que o melhor modo de lidar com isso seria a minha saída. Saio com um misto de satisfação e frustração. Satisfação porque creio que a Transparência Brasil teve algum papel em tornar o poder público brasileiro mais visível, em fomentar o debate sobre assuntos relevantes e em colaborar para a evolução da integridade das instituições do Estado. Frustração porque, num país tão repleto de problemas no setor público, sobram palavras consternadas mas falta a disposição de se aplicarem recursos para exibi-los, entendê-los e mitigá-los. Agradeço a atenção com que você sempre me recebeu. Despeço-me, com meu abraço, Claudio Weber Abramo”

     

     

    Atualizado em março/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes: 

    http://blogdofred.blogfolha.uol.com.br/2015/03/12/claudio-abramo-deixa-a-transparencia/

    http://www.transparencia.org.br/,%20acessado%20em%20maio/2012

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Transpar%C3%AAncia_Brasil, acessado em maio/2012. 

    http://colunistas.ig.com.br/claudioabramo/, acessado em maio/2012.