Cláudio Lachini

    (Nasceu em Alfredo Chaves (ES) / Morreu em 5 janeiro de 2016) 


    Cláudio Antônio Lachini, natural de Alfredo Chaves (ES), descendente de italianos, começou a trabalhar aos 15 anos, na redação da Folha do Norte, em Colatina (ES).

    Formado em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo, trabalhou como chefe da Divisão de Divulgação e do Serviço de Imprensa Universitária. Deixou Espírito Santo para fazer parte da equipe de criação da revista Veja, em que foi repórter. Também colaborou para a revista Realidade, ambas da Editora Abril.

    Foi copydesk no Estadão, secretário de Redação nas revistas Varejão e Expansão e secretário geral de Redação da Gazeta Mercantil, jornal em que esteve por 30 anos. Participou ainda da criação do programa de televisão Crítica e Autocrítica, da TV Gazeta (SP). Em 1984 transferiu-se para Curitiba-PR, como diretor da sucursal da Gazeta Mercantil.

    Escreveu diversos livros, entre eles Sperandio – Fragmentos de uma saga ítalo-brasileira, sobre os imigrantes italianos que povoaram o Espírito Santo; Vasco – Memórias de um percursor da globalização, sobre Vasco Fernandes Coutinho, fidalgo português que foi o primeiro capitão donatário da Capitania Hereditária do Espírito Santo; e a coleção A produção de riquezas no Brasil, pela Gazeta Mercantil.

    André Lachini, filho de Cláudio e também jornalista, escreveu em sua página do facebook: “Amigos e amigas. Hoje é o dia mais triste da minha vida. Meu pai, Claudio Antonio Lachini, morreu aos 74 anos aqui em São Paulo. Ele enfrentou uma longa batalha contra o câncer. Peço a todos que o conheceram que façam uma prece por ele”.

    A Assembleia Legislativa do Paraná concedeu ao Claudio Lachini o título de 'Cidadão Honorário' do Estado.

     

    Atualizado em Janeiro/2016 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://www.poetas.capixabas.nom.br/pesquisa/descri.asp?poeta=Cl%E1udio%20Lachini