Claudio Henrique dos Santos

    Claudio Henrique dos Santos é jornalista formado pela Faculdade de Comunicação Cásper Líbero, em São Paulo, desenvolveu a maior parte da sua carreira profissional nas áreas de Comunicação e Assuntos Corporativos, principalmente na indústria automobilística.

    Iniciou como estagiário da Rádio Gazeta, de São Paulo, em 1991, de onde saiu para um estágio na assessoria de imprensa da Autolatina (joint venture entre Ford e VW na década de 90), sendo efetivado como assessor de imprensa pela Volkswagen em 1994.

    No ano seguinte, foi contratado como gerente executivo de contas da WN&P Comunicação, onde permaneceu até 1997, atendendo clientes como Associação Brasileira do Amianto (ABRA), a empreiteira Companhia Brasileira de Projetos e Obras (CBPO), Eternit e Chrysler do Brasil.

    Trabalhou entre 1997 e 2000 exclusivamente como assessor de imprensa da Chrysler até ser contratado como gerente de imprensa da Renault do Brasil, em 2000.

    Ainda na Renault, ocupou as funções de Gerente Executivo de Comunicação e depois como Gerente Executivo de Relações Institucionais, onde foi responsável pelas ações corporativas da marca.

    Em 2009, aventurou-se a iniciar um negócio próprio, uma loja de vinhos, onde permaneceu até o final de 2010, quando foi morar em Cingapura (Península Malaia/Sudeste Asiático), acompanhando um convite profissional recebido por sua esposa.

    Desde então, assumiu a tarefa de cuidar da casa e da sua filha Luiza, atualmente (2015) com oito anos de idade, e de “assistente executivo” da esposa, que passa um bom tempo viajando pelo mundo.

    Mora nos Estados Unidos, Filadélfia (Pensilvânia), e desde 2013 resolveu encarar o desafio de voltar a escrever e de fazer palestras no Brasil, atividades que exerce “nas horas vagas como dono de casa”, afirma com bom humor.

    Escritor, Claudio Henrique lançou em final de 2013 o livro autobiográfico Macho do Século XXI – O executivo que virou dono de casa, pela Editora Claridade. O livro acabou se transformando em blog: Macho do Século 21, focado nos temas relacionados a igualdade entre os gêneros.

    Apesar do nome, o autor garante: “esta página não tem qualquer conotação sexista. Trata-se apenas de uma brincadeira feita por seu autor, um executivo que teve a coragem de deixar um ótimo emprego numa multinacional para arriscar tudo num empreendimento, cujo risco é sempre grande. E que depois, numa decisão ainda mais difícil, deixa tudo para trás para apoiar a carreira da esposa, incluindo uma mudança para um país distante e desconhecido”.

    Sobre o livro e a temática de suas palestras ele participou do programa Encontros com Fátima Bernardes, em setembro de 2013, que também pode ser visto na ‘Galeria’ deste perfil.  

     

     

     

    Atualizado em março/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    Informações conferidas pelo jornalista

    Blog: www.machodoseculo21.com.br

    Fanpage no Facebook: www.facebook.com/machodoseculo21

    E-mail: [email protected]