Claudia Rivoiro

    Claudia Rivoiro nasceu em 1ª de janeiro de 1963, em Ribeirão Preto (SP). Graduou-se em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp/SP), em 1984.
    Começou a carreira em 1984, antes da formatura, como repórter no jornal O Diário (SP), de Ribeirão Preto, passando pelas editorias de Variedades, Projetos Especiais, Local e Saúde.
    Mudou-se para São Paulo em 1987. Começou a trabalhar como editora na revista Quarto de Milha (SP), cobrindo também os eventos da raça equestre por todo o Brasil. Aprendeu tanto sobre o assunto que acabou prestando consultoria para o núcleo de novelas do SBT, recém-inaugurado à época pelo diretor Walter Avancini (1935-2001).
    Com o advento do Plano Collor, decidiu que era melhor mudar de especialização. Em 1992, foi para a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Esportes e Turismo de São Paulo, onde ficou por dois anos. Começou, em 1995, uma trajetória pelo setor de revistas segmentadas. Editou a revista Viva o Centro (SP), reorganizou os suplementos de Imóveis, Informática e Automóveis do jornal PrimeiraMão (SP), foi convidada para coordenar, no ano 2000, a área de Suplementos da Folha Online, recém-implantada. Em 2002, foi atuar na mesma área, só que em jornal impresso, no Diário de S.Paulo, adquirido então pelo Infoglobo.
    Assumiu, em dezembro de 2009, o posto de diretora de Redação na EBC Editora, que edita as revistas Distribuição, com 20 anos de mercado e direcionada para o setor atacadista distribuidor com 30 mil exemplares, e a Abastecimento, com 60 mil exemplares para os pequenos e médios varejistas. Sob seu comando, foi colocado no ar o portal Newtrade, que abrange nove editorias da área econômica, com podcast e Newtrade TV com entrevistas semanais.
    Ganhou diversos prêmios, internos ou não. Entre eles a premiação anual da Associação Brasileira de Telemarketing, em 2005, por uma matéria inusitada, onde o telemarketing era visto como porta de entrada para os jovens que ingressam no mercado de trabalho.
    Atualizado em dezembro de 2011.
    Fonte:
    Informações fornecidas pela jornalista