Cláudia Antunes

    Cláudia Pires de Paula Antunes nasceu em 19 de novembro de 1961, no Rio de Janeiro (RJ). Concluiu o curso de Jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ufrj/RJ), em 1982.
    Começou como repórter freelancer da revista Manchete em 1982 e desenvolveu toda a carreira no Rio. De 1982 a 1984, trabalhou no Jornal do Brasil como repórter. Entre 1984 e 1986, foi editora de texto da TV Manchete. Em 1986, voltou ao Jornal do Brasil como redatora e depois subeditora de Internacional (até 1992) e subeditora e editora de Política (1992-1999).
    Nunca atuou especificamente como repórter de Economia. Aprofundou seu interesse por temas de Economia Política e Relações Comerciais a partir do período em que foi editora de Internacional do Jornal do Brasil, quando questões relativas à Economia se tornaram dominantes no noticiário internacional, com a disseminação de políticas liberais e de sucessivas crises financeiras.
    Em janeiro de 2000, assumiu a coordenação de redação da Sucursal do Rio de Janeiro da Folha de S.Paulo. Nesta função, passou a chefiar a cobertura dos indicadores econômicos e sociais divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ibge) e das atividades de estatais como Petrobras e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes). Coordenou também a produção de cadernos especiais sobre resultados do Censo 2000 e das Pesquisas Nacionais por Amostra de Domicílios (Pnads) e sobre as conseqüências dos atentados do 11 de Setembro nos Estados Unidos.
    Foi bolsista da Fundação Nieman, da Universidade Harvard (EUA), entre 2005 e 2006. Desde julho de 2006, é editora do caderno Mundo da Folha de S.Paulo.
    Escreveu, para a coletânea Lições de Jornalismo (UniverCidade, 1999), o artigo O pulso da história na editoria internacional.
    Atualizado em julho de 2012
    Fontes:
    Livro Jornalistas Brasileiros – Quem é Quem no Jornalismo de Economia (Mega Brasil/Call Comunicações, 2005)
    Arquivo Jornalistas&Cia.