Claucio Brião

    Claucio Farias Brião é gaúcho, nasceu em Camaquã (RS), no dia12 de junho. Bacharel em Comunicação Social – Habilitação Jornalismo, pela Universidade Católica de Pelotas (RS), curso que concluiu em 2001.

    Depois de morar quase dez anos em Porto Alegre (RS), onde atuou nas principais agências de comunicação do Estado, há dois, estabeleceu-se em São Paulo (SP). Ao longo da carreira, desenvolveu experiência em assessoria de imprensa, comunicação de marketing, endomarketing, geração de conteúdo e projetos editoriais.

    Começou a trajetória no jornalismo, como assessor de comunicação em maio de 2001, na Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Por dois anos na entidade, cuidou da produção de releases, contato com a imprensa, informatização de processo de comunicação interna, gerenciamento de notícias na home page oficial, acompanhamento de eventos, organização de cerimônias de formaturas e inaugurações.

    Desde o início, atuou paralelamente como jornalista freelancer na geração de conteúdo, planejamento de comunicação de marketing, assessoria de imprensa, endomarketing e projetos editoriais. Ao todo quase 15 anos no atendimento corporativo empresarial.

    Passou a assessor de comunicação e marketing para a Sociedade Porvir Cientifico (Rede La Salle), em janeiro de 2002. Em quase quatro anos de trabalho, incluiu na sua rotina o acompanhamento e avaliação de campanhas publicitárias e a colocação das notícias do setor na pauta dos principais veículos de comunicação, em todas as mídias.

    Como redator da HappyHouseBrasil, em Porto Alegre (RS), atuou no jornalismo corporativo de marcas como Gerdau, Cia. Vale do Rio Doce, Satipel Industrial e Seara Alimentos.

    Retornou à função de assessor de comunicação e marketing para a Rede Ancora Brasil, em agosto de 2009, sendo responsável por mais de mais de 500 lojas, em nove estados em que a marca atuava.

    Ainda em Porto Alegre, foi coordenador de marketing, nas áreas de publicidade e propaganda, jornalismo e relações públicas, para a e21 Agência de Multicomunicação. Após dois anos e meio de trabalho, migrou para São Paulo (SP)

    Como executivo de atendimento sênior na S2Publicom, assumiu a assessoria de imprensa e organização do Prêmio de Jornalismo concedido pela fabricante de máquinas e implementos agrícolas Massey Ferguson, entre abril e setembro de 2014.

    Desde janeiro de 2015, atua como diretor do núcleo de conteúdo da Agência Incomum, focado na criação editorial (notícias, artigos e textos em geral) para publicações impressas, web e assessoria de imprensa.

    No mesmo ano, ministrou aulas no SENAC Santana, como professor especial, em curso voltado a assessoria de imprensa, abordando relacionamento com o cliente, planejamento de comunicação em mídias sociais, além do gerenciamento de crise.

    Ao longo da trajetória, conquistou o Prêmio Colunistas Propaganda Rio Grande do Sul, em duas categorias, em setembro de 2012 – Produtos e serviços para a Indústria e Produto Cultural ou de Lazer; e, em 2013, na categoria Eventos Promocionais, mídias digitais.

    Jornalista, vegetariano, interessado pela vida – família, amigos, trabalho e amor são seus valores. É praticante de filosofia oriental desde ª infância, baseada no respeito à vida como o primeiro passo para a paz. Desde então, dedica-se à meditação diária, livre do consumo de todos os tipos de proteína animal. Sobre a temática, realizou mais centenas de palestras em diversos Estados.

     

     

    Atualizado em outubro/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    Informações conferidas pelo jornalista

     _MG_5221 (1).JPG

    https://www.linkedin.com/in/clauciobriao

    Jornalista Profissional Diplomado (MTE 10.059/RS)

    claucio.briao (Skype)

    https://twitter.com/clauciobriao