Clarissa Vasconcellos

    Clarissa Carvalho de Vasconcellos nasceu em 12 de junho de 1979, no Rio de Janeiro (RJ). Formou-se em Jornalismo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj/RJ), em 2001, onde fez pós-graduação em História das Relações Internacionais, em 2004.

    Também fez curso de pós-graduação na Universidade Complutense de Madri, em 2008, sobre Informação Internacional e Países do Sul. De outubro de 2013 a março de 2015, fez um Master Business Economics (MBE) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em Responsabilidade Social e Terceiro Setor.

    Começou a carreira em 1998, fazendo estágio como produtora de programas educativos no Centro de Tecnologia Educacional da Uerj.

    Dois anos depois, foi estagiar no Canal Multishow, onde, em 2001 foi contratada como produtora. Em 2004 virou redatora e roteirista da emissora, função que exerceu até dezembro de 2007.

    Na Espanha, em 2008, enquanto fazia o curso de pós-graduação, conseguiu trabalho como redatora de Cultura na agência de notícias Europa Press, que lhe deu a oportunidade de participar de coletivas com escritores como José Saramago, Mario Vargas Llosa, Umberto Eco e entrevistar personalidades do mundo ibérico e latino-americano como Gonçalo M. Tavares e Tomás Eloy Martínez.

    De celebridades do mundo pop entrevistou Scarlett Johansson, Hugh Jackman, Tom Hanks e Frank Miller, entre outros.

    Em 2011, já no Brasil, fez trabalhos temporários para a Fundação Roberto Marinho (comunicação) e para os canais Telecine (promoção) e GNT (roteiro e reportagem digital).

    Em agosto, foi contratada como redatora e repórter do Jornal da Ciência, órgão da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (Sbpc), onde ficou até janeiro de 2013.

    No mesmo ano, em março, ingressou como roteirista e editora de conteúdo na TV INES, uma TV voltada para o público surdo, que estreou em abriu de 2013 e é uma iniciativa da Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (Acerp) e do centenário Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES/MEC). Ao lado das jornalistas Alícia Uchôa, Daniela Amorim, Flávia Motta, Isabella Motta e Reba, mantém o site As Viajantes, com dicas de viagem pelo Brasil e pelo mundo.

    Ao longo da carreira, colaborou com revistas como a Viagem e Turismo (colaboradora desde 2005), Educação Superior, Piauí e os sites Globo.com e Ciência Hoje Online.

    O programa Revista Comportamento, do Multishow, foi premiado, em 2005, pela Comissão Europeia de Turismo (CET), como a Reportagem Mais Criativa e Original sobre a Europa, na categoria TV.

     

     

    Atualizado em março/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fonte:

    Informações encaminhadas pela jornalista