Chris Moraes

    Chris Moraes

    Chris Moraes nasceu em Cuiabá/MT e faz aniversário no dia 29 de junho. É bacharel em Jornalismo pela UniverCidade, do Rio de Janeiro / RJ, onde viveu até 1990, ano de sua graduação. Concluiu pós-graduação em Economia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fesp/SP), em 1996 e tem diversas especializações em Marketing e Comunicação, em instituições como BMF & Bovespa, IEDI, ABA, ESPM, Ethos, Adigo Consultores e ABI.

    Iniciou a carreira como estagiária no departamento de assessoria de imprensa da Fundação Roberto Marinho. Logo após fez estágio no jornalismo e na produção de programa de entrevistas A Hora da Verdade da Rádio Continental AM, no Rio de Janeiro. Foi assessora de imprensa da Secretaria de Turismo de Blumenau, responsável pela comunicação com a imprensa nacional e internacional em duas edições da Oktoberfest.

    Foi repórter especial do Jornal de Santa Catarina e repórter da RBS TV (Globo) em Santa Catarina e depois passou a atuar em comunicação corporativa. Colaborou com o jornal econômico The São Paulo Journal. Foi gerente de comunicação da Embelleze, assessora de imprensa da Associação Comercial de São Paulo e atuou em várias agências. Entre elas, na GP Comunicação coordenou as contas de Finanças, Sustentabilidade e Turismo, trabalhando com o Grupo Confidence, a Stratus e Darby (Franklin Templeton Investments), Bioenergy, Click Hotéis, HotelDo,  HeliSolutions (propriedade compartilhada de helicópteros) e o startup da rede Allia Hotels.

    Atendeu o Ibope in-house durante a eleição que reelegeu Lula como presidente, para a Ketchum Estratégia e, num curto período de tempo, as contas da MasterCard e da ABB para a Fundamento, como gerente de contas.

    No Grupo Confidence, o maior do segmento de câmbio no Brasil, que se associou à inglesa Travelex, Chris Moraes foi responsável pela estratégia de relações com a imprensa das empresas e pelo lançamento nacional dos cartões pré-pagos Confidence Travel Card em cinco moedas internacionais. Intermediou entrevistas, sugeriu pautas e realizou ações de relação públicas. Atuou desde 2008 diretamente na construção da imagem corporativa, até a formulação das mensagens-chave para os públicos de interesse da organização, incluindo toda a comunicação interna, a comunicação com o mercado, prospects e parceiros – além de mídias sociais e do portal corporativo. Em seguida, de 2011 a 2013, foi assessora do grupo, que reúne o Banco Confidence, a corretora Confidence Câmbio e a SACS, emissora de cartões pré-pagos internacionais.

    Em job na MSL Andreolli atendeu à Península Hotéis, rede de hotéis de luxo nos Estados Unidos, Europa e Ásia. Planejamento estratégico, coordenação de prestadores de serviço como a produtora de vídeo e a mestre de cerimônias, organização de one-to-one interviews com a imprensa nos hotéis Fasano (SP) e Copacabana Palace (RJ).Atendeu também à conta da Panasonic Internacional, por meio da agência japonesa Dentzu para lançamento da parceria com o jogador Neymar Jr. Realizou a última coletiva de imprensa com o Neymar Jr. antes dele se mudar para a Espanha, com 60 jornalistas em Santos (SP), para anunciar a renovação de contrato conm a Panasonic mundial.

    Em 2014, para a Agência Lado C, atuou no lançamento da campanha do Ursinho Elo, para crianças com câncer, do Hospital Amaral Carvalho, que teve uma grande repercussão nacional, em emissoras de TV e jornais da grande imprensa.

    Foi atendimento sênior do Centro Aberto de Mídia (CAM) RJ – 2014 FIFA World Cup pela CDN Comunicação Corporativa, em 2014, no Rio de Janeiro. Fez parte da equipe de Atendimento a jornalistas internacionais do Centro Aberto de Mídia do Governo Federal, Forte Copacabana, no período da Copa do Mundo FIFA 2014.

    Passou pela Agência Blue Chip, em São Paulo, como coordenadora no atendimento às contas: Saraiva, Mesa Corporate, Consinco Tecnologia & Sistemas, MBS Value Partners, OPP Brasil, AutoZone, o escritor Fernando Lanzer, Turci Advogados e a consultoria Advisia OC&C.

    Entre os reconhecimentos do trabalho desenvolvido destaca o Grand Prix da categoria Mobile, na edição de 2014, do Cannes Lions – Categoria Ouro com o Elo Teddy Bear – Cliente DM9DDB para Hospital Amaral Carvalho

    E também junho de 2014 o PRWeek Global Awards – Londres – Setor Público – 2014, com Beyond the pitch: Brasil na Copa do Mundo FIFA 2014, da Haymarket Publishing Group, maior editora independente da Grã-Bretanha e uma das empresas de crescimento mais rápido de publicação em os EUA. Premiação entregue em abril de 2015.

    Como consultora, atendeu a Conta Azul, plataforma de Tecnologia na nuvem para a Gestão Financeira de PMEs e contadores, em parceria com a 360 RP. Realizou o lançamento do livro Éramos Vinte – A História do Corpo de Bombeiros de São Paulo, pela Fundabom, com patrocínio do Ministério da Cultura, por meio da ChrisDoc Comunicação.

    Foi também responsável pelo conteúdo de newsletters de divulgação do Mestrado em Consultoria e Empreendedorismo do Inepad (Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa em Administração) e Roterdã Business School (Holanda).

    De agosto de 2019 a fevereiro de 2020, atendeu à Brasilprev, JCB, BDO Consultoria e Auditoria, Franklin Templeton e HIG Capital. Em jobs atendeu à construtora Planova e o lançamento da nova fábrica da Sarstedt, como Gerente de Contas da G&A Comunicação.

    De março de 2020 a junho de 2021, foi uma das redatoras da revista da Sobed – Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva. Atendeu à scale-up de TI Digibee, plataforma disruptiva de integração de sistemas (Hybrid Integration Platform). Também fez a divulgação da Virada no Arouche, parte da Virada Cultural da Prefeitura de SP, com projeção de imagens e exposição fotográfica da cultura LGBTQIA+.

    Foi coordenadora das contas do Makro Atacadista, ZTech (hub de TI da Ambev), da startup Õner e da Share Student Living. Conteúdo on e offline, Redes Sociais, Comunicação Interna, Influenciadores e Relações Públicas na FSB Comunicação. Na ocasião, coordenou a divulgação para a imprensa do Cósmicas, projeto de educação voltada para o empreendedorismo e inclusão social online do Instituto Tomie Otake, por meio do Instagram, com patrocínio do Makro Atacadista, para quem também realizou diversas ações de inclusão social e sustentabilidade.

    Atendeu à LATAM como freelancer no Natal/Ano Novo, nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos em 2021/22, para a CDN Comunicação.

    Divulgou o MKBR22, evento da B3 e Anbima para a imprensa nacional, em job para a GBR Comunicação.

    Atendeu a 27ª edição da Hospitalar, no warm-up e atendimento à imprensa, para a Forma RP, como freela. Atuou com conteúdo para blogs, estratégia para redes sociais e podcasts, PR e boletins corporativos.

    Atendeu em job à Auren Energia para a FleishmanHilard, divulgando resultados trimestrais na B3, planejamento de eventos e PR com alavancando reportagens em ESG.

    Em job de PR para o Instituto Oncoguia, divulgou o 13º Fórum Nacional Oncoguia, em Brasília, incluindo  a interface com a Folha de São Paulo para o branded content . Em pauta, a pesquisa sobre a percepção do câncer nas favelas, parceria com Favela Holding, com grande repercussão nacional.

    Na FleishmanHilard atendeu à Votorantim Cimentos, em cobertura de férias, em 2023. Durante toda a carreira ministrou Media Trainings para empresas como a Brasilprev, Confidence Câmbio, Credit Suisse, Digibee, Terex, Novelis, Danone, Honda, Makro Atacadista, IBOPE etc.


    Atualizado em março/2024 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    Informações conferidas pela jornalista.

    https://www.linkedin.com/pub/chris-moraes/14/855/a99/pt