Chris Delboni

    Chris Delboni nasceu em São Paulo, capital, mora em Miami Beach, formou-se em Jornalismo impresso na American University, Washington, D.C. Foi da turma de 1992. Recebeu um mestrado em Jornalismo online da mesma instituição em 2003.

    Chris chegou aos EUA em 1988, trabalhou na capital Washington D.C. durante 12 anos como correspondente para veículos como Rádio Bandeirantes, CBN, Globo News e TV Record. Em 2005, mudou-se para Miami (Flórida).

    Na Flórida, Chris logo passou a lecionar na faculdade de jornalismo da Universidade de Miami e, em setembro 2009, foi convidada pela FIU, Florida International University, para dirigir um novo programa de redação para seus alunos de jornalismo, o South Florida News Service, que presta serviço aos principais jornais da área – Miami Herald, Sun-Sentinel, Palm Beach Post e Treasure Coast Newspapers. Naquele ano, o serviço de notícias começou a ser expandido para veículos da grande mídia nacional americana e internacional. Chris coordena também as pautas com editores dos principais diários locais, como o Miami Herald, e edita as matérias publicadas por seus alunos lado a lado com os artigos dos repórteres profissionais.

    Tornou-se a primeira diretora de notícia da Universidade Internacional da Flórida, que fica no South Florida/Miami. Na FIU, Delboni dá aula de jornalismo e multimídia, coordena as pautas com os editores dos diários e edita as matérias (texto, vídeo e fotos) publicadas por seus alunos lado a lado com os artigos dos repórteres profissionais.

    Ela comenta o que a levou a sair da capital americana: “notei que havia um mundo especial em Miami para os brasileiros e de brasileiros. Queria contar suas histórias de forma mais aprofundada e mostrar um pouco do segredo do sucesso de cada um dos que optaram por uma vida longe de seu país. Contatei Luciano Suassuna (então diretor de Jornalismo e atual diretor de entretenimento do iG), que já me conhecia havia alguns anos, e demos início a essa parceria”.

    Assinada por Chris Delboni, o iG lançou em janeiro de 2012 a coluna Direto de Miami, que no subtítulo reforça o tom da coluna na Home iG: coluna digital com histórias e dicas da Flórida. Relata histórias saborosas dos personagens, fatos, tendências e eventos que fazem de Miami a principal cidade dos brasileiros nos Estados Unidos. 

    Em seu texto de estreia, Chris conta a história do empresário Paulo Bacchi, que há dez anos abriu a primeira loja da rede de móveis e artefatos nos Estados Unidos, e hoje é considerado um dos brasileiros mais bem sucedidos em Miami.

    Na reportagem de estreia, ela apresentou também um médico brasileiro expert em autismo nos EUA que falou de seus planos para vir ao Brasil incentivar pesquisa e dividir sua experiência.

    Além de Chris Delboni, responsável pela reportagem, produção e edição de vídeo, integram a equipe do Direto de Miami a fotógrafa Carla Guarilha e a editora Liliana Pinelli, que foi editora internacional de Delboni na época em que ela era correspondente em Washington de veículos brasileiros.

    Ao lançar a coluna Chris disse: “Nós temos um sonho: contar as histórias de imigrantes do sul da Flórida que sofreram a separação da família ou têm medo de experimentá-lo em um futuro próximo. Este projeto acontece em meio a um debate nacional sobre a reforma da imigração. Por meio dessas histórias, queremos mostrar o impacto sociocultural que existe para cada imigrante e suas famílias em busca de um caminho para a cidadania.

    Ela incentiva a participação dos internautas a enviarem histórias, informações e dicas para o blog, de acordo com a legenda: “Sinta-se livre para contatar-nos para mais informações sobre o serviço de notícias e nos enviar ideias de histórias ou sugestões”. E abre as portas para outras participações: “Se você é uma organização de notícias que gostaria de se tornar um parceiro SFN ou publicar nossas histórias, por favor, entre em contato”.

    Após 16 anos no ar, o blog Direto de Miami, do iG, recebeu em abril de 2013 o Brazilian International Press Award, como Melhor Blog do Ano na categoria Prêmios de Imprensa e Especiais do Press Awards USA 2013.

     

     

    Atualizado em dezembro/2013 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://colunistas.ig.com.br/diretodemiami/tag/chris-delboni/

    http://colunistas.ig.com.br/diretodemiami

    http://chrisdelboni.com/about-me/

    http://m.cafedasquatro.com.br/materia/?m=442391

    http://www.linkedin.com/pub/chris-delboni/58/a67/741

    https://twitter.com/chrisdelboni

    http://oesta.do/1e1g3nD #diretodemiami  ?

    https://www.facebook.com/delboni/about

    Chris Delboni pode ser contatada através do e-mail [email protected]

    Foto: Divulgação