Chico Lang

    Francisco José Lang Fernandes deOliveira nasceu em São Paulo (SP) no dia 8de junho de 1954. Começou sua carreira em 1976 como repórter policial noextinto jornal Notícias Populares. Também passou pelas editorias de saúde,geral e esportes da publicação. 

    Depoisingressou no jornal Folha da Tarde, onde atuou como redator, repórterespecial, sub-editor, editor de Esportes, editor de polícia esecretário de redação. Após ser convencido pelo editor-chefe Carlos Brickmann, decidiu ser colunistaesportivo e passou a escrever para a seção Bola Solta.

    Em1990 foi para a Itália cobrir a Copa do Mundo pela Folha de S.Paulo. Logo apósretornar a Brasil, foi trabalhar como repórter-especial na Gazeta esportiva,onde acompanhou a Seleção Brasileira em uma série de amistosos nos anos 1991 e1992.

    Apósconvite de Constantino Cury, à época presidente da Fundação Cásper Líbero,integrou-se também à equipe de Esportes da TV Gazeta e foi apresentar oprograma esportivo Mesa Redonda ao lado do jornalista Roberto Avallone, que se afastou em 1997 por motivos de saúde. Coma saída de seu parceiro, Chico assumiu o comando do programa.

    Em2003, Chico Lang convidou o jornalista FlávioPrado para apresentar o Mesa Redonda, mas continuou no programa na função decomentarista, cargo que ocupa até hoje.

    Famosopor se assumir como torcedor fanático do Corinthians e muitas vezes provocartimes rivais, Chico já teve problemas com torcedores de outras equipes.  <lt;/span>Em 1994, a torcida do Palmeiras cercou o CT doclube, onde o jornalista fazia uma matéria, na tentativa de pegá-lo. Mas elefoi avisado de que a torcida estava chegando e conseguiu fugir a tempo.

    Outra polêmica em que seenvolveu foi na época em que era colunista na Folha da Tarde. Após fazer durascriticas a Ayrton Senna e chamá-lo de ?pé de chumbo?, ?motorista louco?,?irresponsável do volante? entre outros apelidos, Chico recebeu milhares de cartasdos fãs do piloto que ficaram indignados com seus comentários. Um leitor chegoua invadir a redação do jornal para tirar satisfações com o jornalista.

    AtualmenteChico Lang acumula as funções de comentarista nos programas Mesa Redonda eGazeta Esportiva, além de ser chefe de reportagem da editoria de esportes.Também é comentarista na All TV, blogueiro no Gazeta Esportiva.Net (site peloqual cobriu a Copa do Mundo de 2002)  e fundador do Chico Lang Press, umportal de notícias esportivas.

     


    Atualizadoem fevereiro de 2012 ? Portal dos Jornalistas

    Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Chico_Lang