Cesar Tartaglia

Cesar Tartaglia formou-se em Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense, é natural de Niterói e vascaíno de berço.

De 1993 a 2003 assinou, no jornal O Globo, impresso, a coluna Pessoas. Também cobriu política, cidade e foi repórter especial, função que exerceu até ir para a editoria de Opinião.

Assina na página online do jornal o blog No front do Rio – O Rio sem gravata, com notícias, comentários e informações em geral sobre os aspectos mais cariocas da cidade.

Também assina uma coluna especializada em samba e carnaval, publicada apenas nos meses de janeiro e fevereiro, dentro da cobertura de carnaval do Globo.

Atualmente, acumula o cargo de editorialista com o de editor do site Memória O Globo, lançado em agosto de 2013, que reúne histórias e pesquisas sobre o jornal desde o seu lançamento, em 1925.

Cesar foi professor convidado da Facha, Faculdades Integradas Hélio Alonso e faz palestras em universidades e escolas em geral, nas quais fala de sua experiência como jornalista.

Antes de trabalhar no Globo, foi editor do Pasquim, um semanário brasileiro editado entre 26 de junho de 1969 e 11 de novembro de 1991, reconhecido por seu papel de oposição ao regime militar.

Entre suas atividades fora do jornalismo, tem profunda ligação com o samba: padrinho de casamento do mangueirense Nelson Sargento, é jurado permanente do concurso Novos Talentos, promovido anualmente pela casa noturna Carioca da Gema, na Lapa. Foi jurado do Estandarte de Ouro premiação do jornal O Globo que consagra os melhores do carnaval carioca.

Cesar circula com intimidade entre sambistas e as rodas da cidade.

 

 

&ampamp;nbsp;

 

Atualizado em julho/2013 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

Informações conferidas pelo jornalista.

oglobo.globo.com/rio/ancelmo/frontdorio/‎

http://www.alerj.rj.gov.br/common/noticia_corpo.asp?num=39289#sthash.ttO9qva3.dpuf

http://www.samba-choro.com.br/noticias/arquivo/18750

http://www.maxpressnet.com.br/Jornalista/Visualizar.aspx

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *