Célia Chaim

    Avaré (São Paulo) – 12 de janeiro de 2016, São Paulo (SP).
     
     
    Célia Regina Chaim  nasceu em Avaré, no interior de São Paulo. É graduada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (SP).
     
    Começou a carreira no semanário Shopping News (SP), de onde foi demitida por sua atuação junto ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo. Esse desfecho não a impediu de construir uma sólida carreira. Trabalhou nas revistas Exame e Vip, da Editora Abril; na Folha de S.Paulo (como repórter especial); em O Estado de S.Paulo (coordenadora de Economia); nas revistas IstoÉ Dinheiro (participou da criação e dos dois primeiros anos da publicação, como redatora-chefe) e IstoÉ (editora de Economia); no Valor Econômico, e no Jornal do Brasil (no qual foi de tudo na sucursal de São Paulo: repórter de Economia, chefe de Reportagem e chefe da Sucursal). No JB, acredita, viveu os melhores anos da sua vida pessoal e profissional, ao lado de chefes de “altíssimo nível”. 
     
    Ganhou prêmios na Abril  o tradicional Prêmio Abril – e o Prêmio White Martins, que ajudou muito a comprar a casa que ela ainda não tinha. Com Aziz FilhoCilene Pereira e Greice Rodrigues, conquistou Menção Honrosa no Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos 2006, na categoria Revista, pela matéria O drama da hanseníase no Brasil, publicada na revista IstoÉ.
     
    Reconheceu que nunca pensou em fazer uma carreira. Disse: “Penso em trabalho, em fazer um bom trabalho. Não penso muito para trocar de emprego, principalmente. Sou inquieta, gosto de começar de novo. Até na vida pessoal. Morei em Londres e Nova York.”
     
    A jornalista Célia Chaim faleceu na manhã de quarta-feira, 12 de janeiro de 2016 em São Paulo, aos 64 anos. O velório e cremação foram definidos para o cemitério de Vila Alpina, às 15h. 
     
    Célia lutou contra um câncer desde os anos 90. Deixou dois filhos, Bruno Chaim e Pedro Chaim, que administraram o blog Celia Chaim, até 2010, postando os textos da jornalista.
     
    Apontada pelos colegas como uma das mais dedicadas e competentes profissionais da Imprensa brasileira, era obstinada pelo perfeccionismo e pela ética. Sempre disposta a começar tudo de novo. Foi editora contribuinte da Jornalistas&Cia Entrevista.
     
     
     
     
    Atualizado em Janeiro/2016 – Portal dos Jornalistas
    Fontes:
    Livro Jornalistas Brasileiros    Quem é Quem no Jornalismo de Economia (Mega Brasil/Call Comunicações, 2005).