Cecy Oliveira

    Cecy Gloria Leite de Oliveira nasceu no dia 24 de abril de 1944, em Santa Maria, RS, é Jornalista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS/Porto Alegre, RS, em 1966.

    Em 1968, como bolsista do Governo de Portugal, concluiu pós-graduação Ciências Sociais e Política pelo Instituto Superior de Política e Estudos Ultramarinos da Universidade de Lisboa, Portugal. Especialização em Jornalismo Científico e Educativo pelo Centro Internacional de Estudios Superiores de Comunicación para América Latina – Ciespal, Equador.

    Começou a trajetória no jornalismo em 1965 fazendo estágios no jornal Folha da Tarde (Porto Alegre) e sucursal do Jornal do Brasil no Rio Grande do Sul. Sobre os estágios ela falou ao Portal dos Jornalistas que “foram experiências marcantes para o início da carreira. O JB havia inovado no Jornalismo e foi uma grande escola”.

    Cecil também fez estágio no Correio do Povo e na ficou durante três meses em treinamento na rádio Japan, de Tóquio, Japão. Foi freelance na revista Pais&Filhos e Geográfica Universal (Editora Bloch).

    De janeiro de 1984 a 1994 foi redatora do do jornal Zero Hora, RS. É fundadora, diretora e editora do Instituto Brasileiro de Estudos e Ações em Saneamento Ambiental – Ibeasa, desde 2000. O instituto tem como missão impulsionar a conscientização da população em geral, dos formadores de opinião e dos agentes do Poder Público sobre a importância da preservação ambiental especialmente através de uma maior difusão de informações, de ações de mobilização e da qualificação e aperfeiçoamento da formação profissional, educacional e comunitária.

    Atua como consultora em Comunicação desde 2000 em trabalhos internacionais para a Organização Pan-americana de Saúde (Washington (EUA).

    Em 2014 segue como coordenadora do Núcleo de Estudos do Projeto BECE sobre Redes do Setor de Saneamento e Recursos hídricos; além de editora da revista digital Agualine, publicação do Instituto Brasileiro de Estudos e Ações em Saneamento Ambiental (IBEASA). Desenvolve a atividade desde 2001.

    Na área de sustentabilidade e meio ambiente Cecy foi representante do Brasil no Comitê de Relações Públicas da Associação Internacional de Água (IWA), presidente do Instituto Brasileiro de Estudos e Ações em Saneamento Ambiental Ibeasa) – 2003/2005. Publicou trabalhos sobre o tema como o Guia de Comunicação para projetos de Município Saudável (Organização Pan-americana da Saúde, 1997, PA); Plano de Ação para o 10° Aniversário e Institucionalização do Dia Interamericano da Água (abril de 2001/ Washington – EUA); O Pensamento do Setor de Saneamento no Brasil: Perspectivas Futuras com Marcos Thadeu Abicalil e Emerson Emerenciano (PMSS, 2002), Brasília/DF.

    Cecy Oliveira é autora do livro Os Dez Anos da Semana da Água e Uma proposta de mobilização, edição ABES-RS,2003.

     

     

    Atualizado em Agosto/2014 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://www.aguaonline.com.br/

    https://br.groups.yahoo.com/neo/groups/becerecos/conversations/messages/72

    http://br.linkedin.com/pub/cecy-oliveira/12/873/823

    http://jornalismoambiental.uniritter.edu.br/?p=255