Carlos Maglio

    Carlos Alberto Maglio é o Carlos Maglio dono de uma das vozes mais confiáveis do rádio brasileiro. É bacharel em Jornalismo – jornal, rádio e televisão pela Faculdades Metropolitanas Unidas, FMU/SP.

    São 37 anos de carreira como jornalista, completados em 2014. No início da trajetória no jornalismo de rádio, Maglio ainda não era formado, e já praticava o jornalismo esportivo.

    Por 24 anos atuou no Sistema Globo de Rádio. Nesse período trabalhou na CBN, fez inúmeras reportagens, participou de diversas coberturas jornalísticas, atuou na equipe de esportes e apresentou programas.

    Além de reportagens, Carlos Maglio participou na Rádio Globo do programa Momento de Fé, com o Padre Marcelo Rossi, líder de audiência na emissora. Na emissora também fez parte show do Antônio Carlos, um programa matinal exibido pela Globo AM do Rio de Janeiro em Rede. Apresentado pelo radialista Antônio Carlos, no programa Carlos Maglio foi responsável pelas notícias de São Paulo.

    Em agosto de 2011, Maglio apresentou uma série de reportagens pela RádioGlobo sobre os caminhos dos pedestres nas calçadas da cidade de São Paulo. Numa das matérias da série ele explicou “embora seja uma das maiores cidades do mundo, a capital paulista não tem boas condições de acessibilidade em suas calçadas”. Carlos Maglio apresentou a situação, acompanhado da especialista no tema, Asunción Blanco, na Rua do Arouche, mostrando as dificuldades principalmente para os portadores de necessidades especiais, que para utilizar a rampa de acesso à calçada teriam de percorrer cerca de 20 metros pela rua. Mesmo assim, encontrariam uma rampa muito íngreme e rodeada de postes. Acompanhe a matéria.  

    Em março der 2014 Maglio deixou a Rádio Globo para continuar se dedicando à Câmara Municipal de São Paulo, onde além editor-chefe é também âncora e apresentador da Web-Rádio Câmara, e aos programas da Ultrafarma exibidos na Rede TV e na TV Gazeta e na rádio América.

    Entre as demais atividades desenvolvidas por Maglio, estão as gravações. Em uma delas junto com Mário Duarte, foi intérprete do livro de mensagens Cuidado de Mãe, da Editora Santuário, 2010, de autoria de Antonio Marcos Pires.

    Na homenagem ao Dia Mundial do Rádio, comemorado em 13 de fevereiro de 2014 na Câmara Municipal de São Paulo, Maglio foi âncora do debate As Muitas Vozes do Rádio Brasileiro. Em parceria com o Jornalistas&Cia e com apoio da Unesco, o evento reuniu, na própria sede da Câmara, nomes que marcaram a história do rádio no Brasil para discutir as perspectivas do meio. Entre eles os radialistas Eli Corrêa (Rádio Capital), Agostinho Teixeira (Rádio Bandeirantes), Geraldo Nunes (Rádio Estadão) entre outros profissionais.

    O 6º Prêmio de Jornalismo, 2013, classificou em 2º Lugar, o jornalista Carlos Maglio, com a Matéria: “FIPAN , uma feira cheia de novidades para o pão nosso de cada dia”, transmitida pela Rádio Globo.

    Maglio é da opinião de que “o Rádio não morre nunca, pensam que morre mais não morre, hoje com a internet o rádio está fortalecido e está indo para o mundo”. Afirma ao apoiar a ação do Movimento Landell de Moura e Jornalistas&Cia, sobre a inclusão dos feitos científicos do Padre Landell de Moura, no currículo obrigatório da rede ensino, para fazer justiça ao brasileiro que fez pela primeira vez no mundo, a transmissão da voz humana, via rádio.

     

     

    Atualizado em maio/2014 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://br.linkedin.com/pub/carlos-alberto-maglio/46/255/9b6

    http://www.youtube.com/watch?v=_6HaEfiiXvY