Carlos Júlio

    Carlos Alberto Julio é formado em Comercio Exterior, Business, desde 1980 pela Faculdade de Administração de São Paulo. Em 1988 concluiu Marketing pela International Institute for Management Development, Lausanne, na Suíça. Concluiu MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas entre 1993/1994. Em 1997 cursou Marketing Estratégico na Harvard Business School (Boston, Estados Unidos). E finalmente em 1999 concluiu sua formação acadêmica na London Business School, Inglaterra.

    Carlos Alberto Júlio é filho de imigrantes portugueses dedicados ao comércio, atrás do balcão de um bar, no bairro do Sacomã, na zona sul da capital paulista. Começou a trabalhar ainda criança quando decidiu comercializar os bolinhos de bacalhau da mãe num campo de futebol de várzea. O empreendimento deu certo.

    Estudou até o ginásio em escolas públicas. Aos 13 anos, foi aprovado no processo seletivo do Instituto Tecnológico de Osasco (ITO), no qual cursaria Eletrônica. A rotina incluía tomar três ônibus, a partir das 5h30 para chegar a Osasco, cidade na região oeste da Grande São Paulo. Às 14h, assumia seu lugar atrás do balcão da loja Foto Kodama. Ainda estudava inglês e fotografia e voltava para casa a meia-noite, para recomeçar tudo de novo no dia seguinte.    

    Aos 18 anos, poupando como bom lusitano, conseguiu constituir uma agência de automóveis. Nessa época, já fazia o curso universitário de Administração de Empresas. Dois anos depois, foi nomeado diretor de uma trading company. Em seguida, começou a estudar Comércio Exterior. Aos 23 anos, presidia outra trading. Aos 32 anos, assumiu sua primeira presidência, em uma empresa multinacional.

    Em 12 anos atuando com trader e oito anos como dirigente de multinacionais, perambulou muito pelo mundo afora. Nesse período, realizou mais de 300 viagens. Visitou 68 países, nos cinco continentes.    

    É professor de MBA em três instituições de ensino: ESPM, desde janeiro de 1990, mais de 24 anos; no mesmo ano começou a lecionar MBA na USP; e 1998 passou a acumular a mesma função na FGV e INPG.

    Trabalhou por seis anos na Polaroid, de 1994 a 2000. Em 1999, em Boston, ainda na faculdade caiu doente, e só conseguiu superar a enfermidade em janeiro de 2000. No período seguinte, Carlos Alberto Júlio além de palestrante também presidiu a HSM do Brasil, empresa referência mundial na área de seminários internacionais para formação e atualização de lideranças.

    Em Janeiro de 2008, assumiu a presidência da construtora e incorporadora Tecnisa e depois passou a membro do conselho de administração da Camil Alimentos, onde permanece.    

    Em 2014, completou 34 anos de ensino em escolas de administração e negócios. Atua como professor na ESPM, na FGV e na FIA/USP. Também fez parte do corpo docente do MBA do ITA/ESPM.  

    Carlos Júlio é conferencista reconhecido pelas revistas Veja e Exame como um dos melhores palestrantes brasileiros.  É autor de quatro best-sellers na área de negócios: Reinventando Você, A Magia dos Grandes Negociadores, A Arte da Estratégia e Superdicas para Vender e Negociar Bem, seu mais recente lançamento.

    É colunista e comentarista da rádio CBN desde abril de 2012. Em Junho de 2012 a coluna Gestão Descomplicada na Rádio CBN, completou 500 edições no ar e no site da emissora. As informações bastariam para contar a história econômica do país naquele período.

    Na CBN participou do Cidade Nota 10 transmitido pela Rádio CBN Vitória e pelo portal Gazeta Online, na GTV, na edição de agosto/2012. O programa tinha o objetivo de levantar as contribuições da sociedade civil organizada para os serviços e projetos para a Educação, Saúde, Segurança e Mobilidade. Carlos falou sobre como descomplicar a gestão pública e alcançar bons indicadores administrativos. E a Rádio CBN Vitória numa segunda etapa do projeto ouviu dos candidatos a prefeito na Grande Vitória os planos para viabilização do que os moradores haviam priorizado.

    Alguns livros lançados por Carlos Alberto Julio estão no 'Cadastro Básico' e as capas dos livros na ‘Galeria’ deste perfil.

     

     

    Atualizado em junho/2014 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://www.carlosjulio.com.br/blog/#sthash.xRpir1Jw.dpuf

    home

    http://www.carlosjulio.com.br/contato/#sthash.S4u089Sk.dpuf

    http://br.linkedin.com/pub/carlos-alberto-julio/12/9a5/5b7

    http://www.carlosjulio.com.br/perfil/perfil-do-palestrante-carlos-julio/#sthash.kB7lFixt.dpuf