Carlos Henrique Schroder

    Carlos Henrique Schroder é natural de Santo Ângelo (RS), nascido no dia 28 de janeiro de 1959. Formou-se em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), em 1981, e, no ano seguinte, em Direito na Universidade Federal do mesmo Estado (Ufrgs/RS).
    No Jornalismo, começou como repórter na Folha da Tarde (RS), do grupo Caldas Júnior, em 1981 e, no ano seguinte, assumiu a edição do Jornal da Noite, da TV Educativa (RS). Apenas seis meses após seu ingresso na emissora foi promovido a diretor de Jornalismo. Na mesma época, assumiu uma das vagas de editor do jornal Bom Dia Rio Grande, recém-lançado pela RBS (RS), acumulando as funções nas duas emissoras.
    Ainda na RBS, foi editor do Jornal da RBS, telejornal local exibido logo após o Jornal da Globo, e em 1984, tornou-se coordenador de Rede, e no final deste mesmo ano foi convidado a assumir a produção do Jornal Hoje, convite este que selou sua mudança para o Rio de Janeiro (RJ).
    Entre 1988 e 1989, foi editor-chefe do Jornal Hoje e produtor e editor de Assuntos Nacionais do Jornal Nacional, chegando a acumular as funções de diretor de Produção e diretor Editorial da Central Globo de Jornalismo (CGJ).
    Em 1990 assumiu a Direção de Planejamento da CGJ, nova denominação para a função de diretor de Produção, que exerceu até junho de 2001, quando, após a morte do então diretor da CGJ Evandro Carlos de Andrade, foi convidado a assumir o comando do Jornalismo da emissora.
    Após reestruturações internas na Rede Globo no ano de 2009, deixou a direção da CGJ, sendo promovido à recém-criada função de diretor geral de Jornalismo e Esportes. Com isso passou a comandar além da CGJ e a recém-criada Central Globo de Esportes. A partir de 1ª de janeiro de 2013, passará a ser o novo diretor geral da emissora.
    Atualizado em março/2012 – Portal dos Jornalistas
    Fontes:
    Livro Jornalistas Brasileiros – Quem é Quem no Jornalismo de Economia (Mega Brasil/Call Comunicações, 2005)