Ricardo Kotscho

    Ricardo Kotscho já trabalhou em praticamente todos os principais veículos da imprensa brasileira nas funções de repórter, repórter especial, editor, chefe de Reportagem, colunista, blogueiro e diretor de Jornalismo. É, atualmente, comentarista do Jornal da Record News e repórter especial da revista Brasileiros.
     
    Foi correspondente do Jornal do Brasil na Europa nos anos de 1977 e 1978, e exerceu o cargo de secretário de Imprensa e Divulgação da Presidência da República no primeiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva, no período de 2003 a 2004.
     
    Ganhou os prêmios: Esso, em 1975, 76, 78 e 95; Herzog, em 1981 e 83; Comunique-se, em 2010 e 2012; Top Blog, em 2009; Cláudio Abramo, entre outros. Em 2008, foi um dos cinco jornalistas brasileiros contemplados com o Troféu Especial de Imprensa da ONU.
     
    Tem 20 livros publicados, entre eles Do golpe ao Planalto – Uma vida de repórter (Companhia das Letras, 2006), A prática da reportagem (Ática, 1986), Vida que segue (Escrita Fina, 2011) e A aventura da reportagem (Summus, 1990), este com Gilberto Dimenstein.
     
    Foi personagem principal do livro Lugar de repórter ainda é na rua: O jornalismo de Ricardo Kotscho, dos jornalistas Mauro Júnior e José Roberto de Ponte (Tinta Negra, 2010), com histórias de bastidores de sua carreira.
     
    Em 2011, foi contratado pela Record como comentarista do Jornal da Record News, ancorado por Heródoto Barbeiro. Seu blog, Balaio do Kotscho, antes hospedado no iG, transferiu-se para o R7.
     
    Neto, pelo lado materno, de um popular jornalista alemão, de quem ele e o irmão, Ronaldo Kotscho, teriam herdado o talento, é pai da também jornalista Mariana Kotscho.
     
    Em 30 de maio de 2014 a Faculdade Cásper Líbero sediou seminário em comemoração aos 50 anos de carreira do Kotscho. Com a presença de grandes jornalistas como Eliane Brum, Clóvis Rossi, Audálio Dantas, Jorge Araújo, Hélio Campos de Mello e da filha Mariana, a carreira dele Kotscho foi lembrada com diversas histórias que se misturam à história do jornalismo no País.
     
    Em setembro de 2014 Ricardo Kotscho por pouco não entra para os Top 10 da lista dos Jornalistas mais admirados da imprensa brasileira com seus 1.330 pontos, mas liderou os Top 50, na 11ª posição, fruto não só de toda a sua história profissional mas também dos trabalhos atuais, como comentarista de política da Record News, repórter da revista Brasileiros e o seu Balaio do Kotscho. A pesquisa é realizada anualmente pelo Jornalistas&Cia.
     

    Ricardo participou da série Repórter, promovida pelo Itaú Cultural, em setembro de 2015, que teve como homenageado o jornalista José Hamilton Ribeiro, por seus 60 anos de reportagem. A segunda edição do programa idealizado por Eliane Brum reuniu quatro grandes repórteres para entrevistar “o” grande repórter Zé Hamilton. Além de Kotscho, participaram Audálio Dantas, Clóvis Rossi e Lúcio Flávio Pinto, com mediação de Eliane.

    Foi eleito em 2014 entre os ‘TOP 50’ dos +Admirados Jornalistas Brasileiros. Reeleito em 2015 confirmou a presença entre os 50 mais admirados do Brasil. A votação é realizada por Jornalistas&Cia em parceria com a Maxpress.  

     

     

    Atualizado em dezembro/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    Jornalistas&Cia – Edição 1028

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/em-os-cem-mais-admirados-jornalistas-brasileiros%C2%A0-top-50-em

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/jose-hamilton-ribeiro-sera-homenageado-da-segunda-edicao-em-reporter-

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/record-renova-ricardo-kotscho

    http://casperlibero.edu.br/ricardo-kotscho-comemora-50-anos-de-carreira/

    http://noticias.r7.com/blogs/ricardo-kotscho